Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Deputados se reúnem com secretário e órgãos ligados à educação para tratar sobre segurança nas escolas do Acre

Publicado em

Após os eventos ocorridos em outros estados e países, e principalmente após as ameaças que surgiram recentemente nas redes sociais aqui no Acre, membros da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) se reuniram nesta quarta-feira (19) com autoridades para tratar dos problemas relacionados à segurança nas escolas, a fim de buscar soluções emergenciais para o problema.

Na semana passada, foi aprovada na Assembleia Legislativa a instalação de portas com detectores de metais nas escolas, a fim de evitar a entrada de pessoas com armas de fogo e armas brancas nos estabelecimentos escolares.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, José Américo Gaia, as ações do policiamento escolar já foram intensificadas, e atualmente existem 280 policiais destinados a este setor, sendo 180 na capital e 100 no interior. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), importante programa aplicado nas escolas, também foi intensificado, inclusive com a formação de novos instrutores para o Proerd. Durante a reunião na comissão, Gaia falou sobre a busca de recursos para o policiamento escolar. Questionado sobre como e de que forma seriam aplicados esses recursos, o secretário respondeu:

Continua depois da publicidade

“Essa intensificação já foi um aumento efetivo direcionado para esse fim, mas com esse novo concurso que foi feito, tanto da polícia civil quanto da polícia militar, a gente vai aumentar também o contingente, seja efetivo, para ficar permanentemente nessa modalidade de serviço que é o policiamento escolar. Com recursos financeiros, tem o aporte agora no edital do governo federal, e nós vamos estar entrando nesse edital para buscar recursos no estado do Acre para melhorar as condições de trabalho dos nossos policiais militares frente a essa demanda de policiamento escolar”.

Em virtude do avanço do horário, sendo obrigatória a abertura da sessão ordinária do dia, a reunião foi finalizada com a proposta de uma audiência pública com as pastas envolvidas e/ou outra reunião para definição, apreciação e resolução para o problema, em data e hora a serem ainda definidas.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress