POLÍTICA
Ricardo Cappelli assumirá o comando do GSI de forma interina

O secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, assumirá o comando interino do Gabiente de Segurança Institucional (GSI). A informação foi anunciada a jornalistas pelo ministro da Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta.
Cappelli substituirá, de forma interina, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, que pediu demissão do cargo, nesta quarta-feira (19/4). O anúncio ocorreu após a CNN Brasil divulgar um vídeo que mostra o chefe do GSI dentro do Palácio do Planalto durante as invasões golpistas de 8 de janeiro. É a primeira baixa no alto escalão do governo Lula, pouco tempo depois de completar 100 dias.
Segundo Pimenta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda decidiu pelo afastamento do atual secretário executivo do GSI, Ricardo Nigri. De acordo com o ministro da Comunicação Social, Cappelli será nomeado secretário executivo interino do GSI e responderá pelo órgão também de forma interina.
“O presidente da República decidiu que, juntamente com o afastamento do general G. Dias, haverá o afastamento do secretário executivo do GSI. E será nomeado, interinamente, como secretário executivo do GSI, respondendo pelo GSI interinamente, o senhor Ricardo Cappelli. Portanto, tão logo esteja publicada no Diário Oficial, o Ricardo vai ficar respondendo pelo GSI”, disse Pimenta.
A jornalistas o ministro disse que Lula “entendeu que era importante” que um substituto fosse escolhido “imediatamente”. A ideia é que Cappelli fique responsável pelo comando do GSI nos próximos dias, até que Lula encontre um substituto efetivo para o cargo.
Quem é Ricardo Cappelli
Cappelli é jornalista, especializado em administração pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Também atuou como secretário nacional de Esporte Educacional e de Incentivo ao Esporte nos governos Lula e Dilma Rousseff, entre 2003 e 2006.
Ele foi nomeado interventor da Segurança Pública do Distrito Federal após as invasões de 8 de janeiro. Desde o início da atual gestão de Lula, Cappelli é secretário executivo do Ministério da Justiça. Ele já foi secretário de Comunicação de Flávio Dino quando o ministro ainda era governador do Maranhão.


Caminhão da Gazin tomba na BR-364 entre Feijó e Rio Purus; motorista sai ileso

Operação conjunta das forças de segurança prende dupla armada em casa abandonada em Assis Brasil

Disputa entre motociclistas em suposto “racha” termina em colisão com caminhonete em Brasiléia

“Barbie humana”: uma semana após morte, veja o que se sabe sobre caso




