ESPORTES
CBF afirma que não haverá cancelamento de jogos do Campeonato Brasileiro de 2022
Após a operação para investigar possíveis casos de manipulação de resultados, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou que “não existe a possibilidade de cancelamento de jogos” do Campeonato Brasileiro de 2022.
Por meio de nota, a CBF disse que apoia a iniciativa do Ministério Público do Estado de Goiás para investigar possíveis casos de manipulação de partidas referentes ao Campeonato Brasileiro do ano passado e em torneios estaduais do início deste ano.
Em outro trecho da nota, a entidade afirma que “trabalha diariamente para combater a manipulação de resultados no futebol.”
Na última terça-feira, o Ministério Público de Goiás (MPGO) deflagrou a Operação Penalidade Máxima II visando obter novos vestígios da atuação de uma organização criminosa que tem atuação especializada na manipulação de resultados esportivos de jogos de futebol profissional – incluindo o Campeonato Brasileiro da Série A. Três mandados de prisão preventiva estão sendo cumpridos.
De acordo com o MP, há suspeitas de que o grupo criminoso tenha concretamente atuado em pelo menos cinco jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2022, assim como em cinco partidas de Campeonatos Estaduais, entre eles, os campeonatos Goiano, Gaúcho, Mato-Grossense e Paulista, todos deste ano.
Veja trecho da nota:
“A CBF apoia a iniciativa do Ministério Público do Estado de Goiás e está à disposição das autoridades para contribuir com as investigações. A entidade trabalha diariamente para combater a manipulação de resultados no futebol.
A CBF informa que tem contrato com a Sportradar, líder mundial em prevenção, detecção e inteligência na preservação da integridade dos jogos, para monitorar e garantir proteção em relação a fraudes esportivas.”
Confira os jogos em suspeição do Campeonato Brasileiro
- 5/11/2022 – Santos x Avaí: suspeita de tentativa de cooptação de atleta do Santos para tomar cartão amarelo;
- 5/11/2022 – Bragantino x América-MG: suspeita de aliciamento de atleta do Bragantino para que fosse punido com cartão amarelo;
- 5/11/2022 – Goias x Juventude: suspeita de que dois atletas do Juventude foram assediados para tomar cartões amarelos;
- 6/11/2022 – Cuiabá x Palmeiras: suspeita de cooptação de jogador do Cuiabá para ser punido com cartão amarelo;
- 10/11/2022 – Santos x Botafogo: suspeita de que atleta do Santos tenha sido cotado para punição com cartão vermelho;
- 10/09/2022 – Palmeiras x Juventude: partida passou a ser investigada após o depoimento de um atleta nesta terça, durante a operação. Não foi revelado o clube ao qual o jogador pertence, mas ele teria sido cotado para manipulação de cartão.