POLÍTICA
Lula embarca para Lisboa em viagem de cunho prioritariamente político

O presidente Lula embarca, na noite desta quinta-feira (20/4), para a primeira viagem à Europa de seu terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto. O roteiro de seis dias inclui visitas a Portugal e Espanha, para agendas de cunho prioritariamente político. A coluna acompanhará a viagem.
Um dos principais objetivos de Lula nas visitas será restreirar relações com a União Europeia, com quem o Mercosul tenta por em prática um acordo comercial. Atualmente, o bloco é presidido pela Suécia, mas a Espanha assumirá a comando do grupo a partir do segundo semestre de 2023.
O presidente brasileiro também pretende usar a viagem a Lisboa e Madri para reiterar a imagem de independência do Brasil na guerra entre Rússia e Ucrânia. Com isso, tentará desfazer ruído de suas falas recentes em que criticou os ucranianos pelo conflito.
Em Portugal, o Itamaraty estima que serão fechados cerca de 10 acordos entre os dois países, sendo que oito deles já estavam com negociações concluídas. Um dos acordos prevê a concessão de equivalência aos ensinos fundamental e médio do Brasil ao de Portugal.
Também está previsto um acordo para que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira tenha validade permanente em Portugal, e vice-versa. Os outros acordos devem ser nas áreas de energia, geologia, produção audiovisual, turismo, saúde e direitos humanos.
Comitiva
A comitiva de Lula deve ser composta por ao menos sete ministros:
- Nísia Trindade (Saúde)
- Margareth Menezes (Cultura)
- Silvio Almeida (Direitos Humanos)
- Anielle Franco (Igualdade Racial)
- Márcio Macedo (Secretaria-Geral).
- José Múcio (Defesa)
- Luciana Santos (Ciência e Tecnologia)
Os presidentes da Embratur, Marcelo Freixo, e da Fiocruz, Mario Moreira, também estarão presentes.
Com uma agenda mais voltada à política, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, decidiu não ir para a viagem. Como noticiou a coluna, essa será a primeira vez que o chefe da equipe econômica não acompanha o presidente. Até então, ele tinha ido para todas as viagens.
Agenda
A primeira parada de Lula será em Lisboa. O petista deve desembarcar na capital portuguesa por volta das 11h da sexta-feira (21/4), 7h no Brasil. Sua agenda oficial, no entanto, só começará no sábado (22/4), com uma série de encontros com autoridades.
Os primeiros compromissos de Lula serão encontros com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro do país, Antônio Costa. Ainda no sábado, o petista também participará da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, evento promovido pelo governo português.
O domingo (23/4) foi reservado por Lula para uma agenda privada, não divulgada pela Presidência. Na segunda-feira (24/4), o petista vai a Matosinhos, na região da cidade do Porto, onde participará de um fórum com 150 empresários, sendo 75 brasileiros e 75 portugueses.
O presidente brasielrio voltará para Lisboa no mesmo dia, para entregar o diploma do prêmio Camões ao cantor brasileiro Chico Buarque. A honraria foi concedida ao artista em 2019, mas o então presidente Jair Bolsonaro se recusou a assinar o diploma.
Espanha
Lula ficará em Lisboa até a terça-feira (25/4), quando participará, pela manhã, de uma sessão solene na Assembleia da República Portuguesa em sua homenagem. O petista deve discursar no evento. De lá, ele seguirá direto para Madri, na Espanha.
A agenda em Madri irá até a quarta-feira (26/4). Na cidade, Lula terá reuniões com o Rei Felipe IV e com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez. Também está prevista a participação do presidente brasileiro em um fórum com empresários espanhois.
Veja a agenda prevista de Lula em Lisboa:
Sábado (22/4)
10h30 – Cerimônia de boas-vindas na Praça do Império, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos
11h – Homenagem póstumas ao poeta Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos
11h30 – Reunião ampliada com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio Nacional de Belém
13h – Almoço com o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa
14h30 – Abertura da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, no Centro Cultural de Belém
16h15 – Representantes dos dois países assinam dez acordos e termos de cooperação
16h30 – Coletiva de imprensa
20h – Jantar no Palácio Nacional da Ajuda.
Domingo (23/4)
Agenda privada não divulgada pela Presidência
Segunda (24/4)
10h – Fórum de negócios, na região de Matosinhos, na cidade do Porto
11h20 – Retorno à Lisboa
12h – Vista a Indústria Aeronáutica de Portugal, a OGMA
13h – Almoço reservado com o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa
16h – Entrega do prêmio Camões ao canto Chico Buarque, no Palácio Queluz
Terça-feira (25/4)
10h – Sessão solene na Assembleia da República.
Fim da manhã – partida para a Espanha.


Caminhão da Gazin tomba na BR-364 entre Feijó e Rio Purus; motorista sai ileso

Operação conjunta das forças de segurança prende dupla armada em casa abandonada em Assis Brasil

Disputa entre motociclistas em suposto “racha” termina em colisão com caminhonete em Brasiléia

“Barbie humana”: uma semana após morte, veja o que se sabe sobre caso




