O novo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general da reserva do Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos, tomou posse em uma cerimônia fechada, na manhã desta quinta-feira (4/5), no Palácio do Planalto, em Brasília. O nome de Amaro já foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
General Amaro era palpite certo desde que Gonçalves Dias pediu demissão do cargo, em 19 de abril. Dias deixou o governo após imagens do circuito interno da Presidência da República mostrarem sua atuação e a de servidores do GSI durante a invasão golpista de 8 de janeiro.
Interinamente, Ricardo Cappelli assumiu o órgão – o retorno dele como secretário-executivo do Ministério da Justiça também saiu no DOU desta quinta. Nas redes, o ex-interventor do Distrito Federal se despediu do cargo e se disse “sempre pronto para servir ao Brasil”.
Enquanto esteve no cargo, Cappelli chefiou uma “desbolsonarização” na pasta, com a exoneração de 29 servidores do GSI, incluindo três dos quatro secretários nacionais que atuavam no órgão. Outros 58 funcionários também foram demitidos.