GERAL
Pesquisadores encontram fóssil humano de 12 mil anos em Goiás
Um fóssil humano de cerca de 12 mil anos foi encontrado por pesquisadores em um sítio arqueológico em Serranópolis (GO). A descoberta faz parte do projeto “Escavação do Sítio Arqueológico Serranópolis Goiás: Novas Perspectivas”, desenvolvido pela PUC-GO.
Antes mesmo de localizar o esqueleto, a equipe coordenada pelo professor Julio Cezar Rubin de Rubin já havia encontrado ao menos 10 crânios centenários, na mesma região, em junho do ano passado. A divulgação, entretanto, aconteceu apenas no segundo semestre.
À TV Anhanguera, Rubin explicou que o fóssil humano de 12 mil anos estava a dois metros de profundidade. A estimativa é de que tenha entre 11.700 e 11.900 anos, mas também não é descartado que seja mais recente, o que só vai ser possível saber com a continuidade das pesquisas.
O atual projeto da PUC-GO é desenvolvido na região desde 2020. Entretanto, Serranópolis é palco de trabalhos arqueológicos desde os anos 1970. Não é a primeira vez que são encontrados esqueletos humanos no Complexo Arqueológico de Serranópolis. No passado, pesquisadores localizaram o “homem da Serra do Cafezal”, com datação de 11 mil anos.