Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Governo Lula mantém coronel que discutiu golpe em conselho de estatal

Publicado em

Passados mais de quatro meses de gestão, o governo Lula ainda mantém como membro do conselho de uma estatal federal o coronel da reserva do Exército Antônio Elcio Franco Filho.

Ex-número 2 do Ministério da Saúde na gestão Jair Bolsonaro, o militar voltou aos holofotes nesta segunda-feira (8/5), após a CNN Brasil revelar áudio em que ele discute um golpe de Estado para evitar a posse de Lula.

Segundo a emissora, a gravação faz parte do inquérito que embasou a prisão, na semana passada, do tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro na Presidência.

Continua depois da publicidade

Apesar da proximidade do coronel com o bolsonarismo, o governo Lula manteve Elcio Franco como membro do conselho fiscal da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras), estatal vinculada ao Ministério da Saúde.

Remuneração

O militar foi indicado para o posto no fim de 2020, pelo então ministro da Saúde Eduardo Pazuello, de quem foi secretário-executivo na pasta. Pela função, ele recebe remuneração de R$ 3 mil por mês.

O jeton, nome que se dá à remuneração de conselheiros, soma-se aos cerca de R$ 18,7 mil líquidos que Elcio Franco recebe mensalmente do Exército como coronel aposentado.

Procurado pela coluna na tarde desta segunda, o Ministério da Saúde ainda não respondeu até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress