GERAL
AVISO IMPORTANTE para os brasileiros que vão receber o NOVO SALÁRIO MÍNIMO
Recentemente, o governo realizou um novo reajuste do salário mínimo, que passou a ser R$ 1.320 desde a última segunda-feira, 1º de maio. De acordo com um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), esta alteração impactará cerca de um quarto de toda a população brasileira.
Segundo o órgão, cerca de 22,7 milhões de cidadãos brasileiros serão impactados de forma positiva com o novo valor do salário mínimo. A coleta das informações ocorreu através dos números da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual (PnadC), de 2021, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.
No Brasil, a correção do salário mínimo irá proporcionar um grande impacto na economia, visto que existe uma grande parcela da população que possui salários muito próximos do valor. O estudo do Dieese indicou que, além dos 22,7 milhões de pessoas impactadas diretamente pela novidade, outros também terão impactos indiretos.
Este grupo representa cerca de 31,3 milhões de trabalhadores, o que resulta em um total de 54 milhões de brasileiros que sentirão esta mudança.
“Em termos percentuais, esse contingente representou 25,4% da população brasileira, em 2021”, diz trecho do estudo.
Salário mínimo impactará mais algumas áreas
O estudo do Dieese também indica que “os grupos diretamente impactados pelo salário mínimo são os empregados do setor privado e público com carteira assinada (inclusive os trabalhadores domésticos); os servidores públicos estatutários; e as pessoas que recebem aposentadoria, pensão ou BPC, com valor igual ou inferior ao salário mínimo”.
Desse modo, ainda que a mudança de valor não pareça muito grande, trará impactos positivos para estes trabalhadores.
Além disso, a pesquisa também frisa que o reajuste da quantia “tem impacto na vida de milhões de trabalhadores, inclusive informais, além dos aposentados e pensionistas do INSS e daqueles que recebem benefícios assistenciais da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), como o Benefício de Prestação Continuada (BPC)”.
Isso acontece porque diversos benefícios se baseiam no valor do salário mínimo.