POLÍTICA
Deputado pede prioridade no atendimento psicológico de vítimas de abuso sexual
O deputado Eduardo Ribeiro (PSD) protocolou, na manhã desta quarta-feira (10), durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei que garante às crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, comprovados por meio de laudo médico na perícia, a prioridade no atendimento psicológico na rede pública de saúde do estado.
De acordo com Eduardo, a priorização do atendimento dessas vítimas tem o intuito de fortalecer a comunicação e informação nas instituições de saúde da rede pública estadual, como forma de ampliar a atenção aos sinais de maus-tratos e violência contra esse público.
“Através desta iniciativa, pretendemos diminuir o sofrimento vivenciado por essas crianças e adolescentes que necessitam de atendimento terapêutico psicológico na rede pública do nosso estado e, dessa forma, evitar o agravamento dos traumas sofridos”, afirma a justificativa do PL.
Segundo o deputado, 32 casos foram registrados somente no ano de 2022.
O Conselho Regional de Psicologia do Acre (CRP/AC) informa que o estado possui 2.379 psicólogos, mas apenas 54 atuam no serviço público do estado.