GERAL
Ninguém imaginava: 5 infrações ‘surpresa’ dão prejuízos aos motoristas
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é um documento extenso e que abrange 243 condutas consideradas infrações no trânsito. Devido à sua quantidade, torna-se praticamente impossível conhecer todas elas, concorda? Como resultado, muitos brasileiros acabam cometendo infrações sobre as quais não têm conhecimento. Por essa razão, reunimos as cinco multas menos conhecidas, visando evitar prejuízos para todos. Confira!
Não é novidade que para não enfrentar problemas, é importante respeitar as regras de trânsito, mas um ponto mais importante ainda é se manter informado para que cada habilitado esteja plenamente consciente de suas responsabilidades nas estradas.
A prática nem sempre é seguida pelos motoristas. Para se ter uma ideia, em agosto do ano passado, 4,5 milhões multas foram registradas. Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Enquanto as infrações de trânsito mais graves e conhecidas recebem ampla divulgação, é possível que os condutores nunca tenham ouvido falar de outras “menores”, logo podem até se surpreender ao descobrir que elas são consideradas irregularidades.
5 atitudes incomuns e consideradas infrações
Para evitar surpresas desagradáveis e possíveis penalidades, o portal Garagem 360 separou as cinco infrações mais incomuns, a começar pelo uso da buzina de forma excessiva. Motoristas que buzinam entre o período das 22h até 6h da manhã podem ser penalizados, recebendo multa de natureza leve. Pois é! Faça silêncio.
Outra ação considerada violação das normas é a pane seca. Em outras palavras, é quando o motorista deixa que o seu veículo fique sem combustível e, com isso, ele não consegue funcionar e pode acabar parando no meio da rua. Essa é uma infração média, mas o carro pode ser removido pelas autoridades.
A lista também envolve o uso de limpador de para-brisa durante a chuva.
O item é indispensável e desenvolvido para promover a segurança de todos os passageiros. Caso ele não esteja ativo nesses momentos, o motorista recebe uma multa de categoria grave, sem contar os cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Seu carro, inclusive, é retido até que seja regularizado.
A atitude de molhar os pedestres de maneira proposital também gera multa de classificação média. A ação, considerada por muitos como uma simples brincadeira, não é engraçada para as pessoas, além de ser perigosa.
Para finalizar, quem tem o hábito de utilizar fones de ouvido enquanto dirige pode enfrentar problemas. A prática pode reduzir a atenção do motorista, colocando a segurança em risco, inclusive daqueles que são mais experientes nas estradas. No código, isso é considerado uma infração do tipo média, o que gera quatro pontos na habilitação.