Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Centrão também quer diminuir poder de Marina em MP da reestruturação

Publicado em

Parlamentares do Centrão querem diminuir o poder da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O cadastro é obrigatório e faz parte do processo de regularização ambiental do terreno. Sem ele, proprietários de terras ficam impossibilitados, por exemplo, de acessar linhas de crédito rural.

A ideia do Centrão é impor “gestão compartilhada” do CAR entre a pasta de Marina e o Ministério da Agricultura, comandado pelo ministro Carlos Fávaro, mais alinhado aos ruralistas.

Continua depois da publicidade

Inicialmente, chegou-se a defender que a gestão do cadastro fosse transferida inteiramente para o Ministério da Agricultura. Entretanto, diante da resistência de ambientalistas, fortaleceu-se a ideia da gestão compartilhada.

Mudança via MP

A ideia é aprovar a mudança durante a votação da medida provisória (MP) da reestruturação ministerial. A proposta é relatada pelo líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL).

Na votação da MP, o Centrão também pretende transferir a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Ministério do Desenvolvimento Agrário para a pasta da Agricultura.

Como noticiou a coluna, além do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário, o Centrão quer esvaziar alguns poderes do ministro da Casa Civil, Rui Costa, na votação da MP.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress