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GERAL

Aviação regional será prejudicada com o fechamento da pista de Cruzeiro do Sul para reforma

Publicado em

Foto: Marcos Vicentti

O deputado estadual Edvaldo Magalhães chamou a atenção dos colegas parlamentares na sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) desta terça-feira, 30, em relação aos prejuízos incalculáveis da aviação regional, que tem como base o aeroporto de Cruzeiro do Sul.

Segundo Edvaldo, a empresa Vinci Airports, que obteve a concessão para administrar os aeroportos de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul, planeja fazer uma manutenção na pista do aeroporto da segunda maior cidade do Acre. No entanto, a forma apresentada no cronograma para essa reforma e manutenção prejudicará a aviação regional, pois a pista deverá fechar pela manhã e só reabrir no final da tarde, beneficiando apenas os voos noturnos da Gol.

“Quem conhece as estruturas dos aeroportos do Acre sabe que a pista de Cruzeiro do Sul é a melhor entre as pistas que temos no estado do Acre e é uma referência no aeroporto internacionalmente consolidado. Por imposição, inclusive por obrigações contratuais, essa empresa precisa fazer reparos na pista e é muito importante que esteja fazendo os reparos de forma a cumprir os contratos, pois isso traz segurança para a aviação. O problema é a forma como estão anunciando esse trabalho de recuperação da pista, numa pista que é a melhor do estado. Anunciando o início dessa recuperação a partir do dia 26 de junho, portanto, dentro do mês que vamos adentrar. Essa recuperação vai perdurar por julho, agosto e setembro, totalizando três meses, e nesses três meses eles vão fechar o aeroporto de segunda a sexta-feira, ou seja, nos dias úteis da semana, das 8h30 às 17h. A nossa aviação entre Cruzeiro do Sul não se resume aos quatro voos noturnos da Gol por semana, aliás, uma programação que não serve ao povo do Juruá”, explicou Edvaldo.

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O deputado destacou que os aviões regionais que trafegam entre os municípios, principalmente os isolados, serão totalmente prejudicados e que os parlamentares precisam fazer alguma coisa, visto que o aeroporto de Cruzeiro do Sul é a base para outros municípios, recebendo diariamente aviões de Marechal Thalmaturgo, Jordão, Feijó, Santa Rosa, entre outros, principalmente devido à referência do Hospital Regional de Cruzeiro do Sul.

“Pelo menos cinco a sete voos diários são realizados de Jordão a partir de Cruzeiro do Sul, devido à referência que é o Hospital Regional do Juruá. Feijó também enfrenta o mesmo problema, toda a aviação do Amazonas utiliza o aeroporto de Cruzeiro do Sul como referência, e nós sabemos que, devido à nossa localização, se você fechar a pista para decolagem às 8h30, em vários dias da semana, terá a impossibilidade de decolar um único voo. Se não decolar até às 8h30, o aeroporto fica fechado, a janela que se abre às é as 17h” , destacou.

Edvaldo fez um pedido para que a aviação regional não seja prejudicada e para que a Aleac se manifeste em prol da população que precisa dos voos.

“A aviação regional não opera por instrumento, mas sim visual. Se a pista fechar às 8h30, em vários dias da semana, haverá a impossibilidade de decolar um único voo. A partir das 17h, para receber um pouso, se houver 30 minutos de atraso, e o pôr do sol é até às 17h48, que é o limite para pouso da aviação regional, paga-se multa. A decisão que foi tomada para a recuperação desta pista está errada e precisa ser alterada. A Assembleia precisa agir para que tenhamos um posicionamento institucional. É preciso abrir uma janela.”

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