Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Axé Capoeira realiza “Roda da Paz” para comemorar 9 anos de fundação da Cidade do Povo

Publicado em

O Grupo Axé Capoeira, em parceria com a Associação Cultural e Desportiva Axé Capoeira do Acre, realizou mais uma grande atividade de capoeira denominada “Roda da Paz” envolvendo diversos núcleos de capoeira, na tarde deste domingo (28), no Centro Comunitário do Conjunto Habitacional Cidade do Povo, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

A “Roda da Paz” foi realizada com cerca de 250 alunos do Grupo Axé Capoeira, que treinam capoeira em diversos núcleos na própria Cidade do Povo, tais como: Escola Frei Heitor Maria Turrini, Escola Cívico-Militar Wilson Barbosa, Centro Comunitário e Centro Paroquial na Comunidade São Marcos. Todos os núcleos funcionam regularmente dois dias na semana.

As aulas no Centro Comunitário funcionam nos dias de segunda e quarta das 15h as 17h, e nos mesmos dias também há as aulas na Escola Frei Heitor, das 18h as 19:30h. Na terça e quinta é o dia da Escola Cívico-Miliar Wilson Barbosa, das 18h as 19:30h. Aos sábados é realizado um aulão de capoeira pela manhã na Escola Cívico-Miliar Wilson Barbosa e também no Centro Paroquial na Comunidade São Marcos, todos localizados na Cidade do Povo.

Continua depois da publicidade

A capoeira foi um seguimento que os moradores da Cidade do Povo adotaram, acolheram e hoje em dia desenvolvem muito bem. Ao longo do tempo, por insistência e determinação deles mesmos, uns poderá chegar a nível de professores de núcleo e outros a serem referência dentro do Grupo Axé Capoeira para o mundo.

A Cidade do Povo está completando 9 anos de sua fundação e agora podem contar também com a capoeira inserida dentro das escolas públicas estaduais de forma voluntária e gratuita, graças a iniciativa do Grupo Axé Capoeira e do Contramestre Malvado, que é o presidente da Associação Cultural e Desportiva Axé Capoeira do Acre. O grupo busca a todo momento a inclusão social atrás da capoeira em seus múltiplos aspectos.

“Sabemos que essa comunidade precisa de mais incentivo e apoio do poder público com eventos culturais, a cultura é a identidade de um povo, a Cidade do Povo aos poucos vai se tornando a ‘Cidade da Capoeira’”, disse o Contramestre Malvado.

Durante a atividade foi realizado além do alongamento coletivo e a roda de capoeira, o frevo, Maculelê, Capoeira Solo. Todos os elementos que compõe a cultura afro-brasileira, organizado e ensinado pela instrutora de Dança, Cristina Raquel, que no mundo da capoeira é conhecida como Graduada Pimenta.

Ao final do encontro foi possível ver a animação e alegria de todos os capoeiristas presentes nessa atividade, gerando assim, um grande impacto social para a comunidade em geral.

Veja os vídeos:

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress