MUNDO
Criança resgatada da Amazônia diz ter brincado com cão desaparecido
Uma das quatro crianças que foram resgatadas após passarem 40 dias perdidas na Amazônia disse ter visto o cachorro Wilson e que chegou a brinca com ele. O cão ajudou nas buscas pelos irmãos, mas está desaparecido desde então. As autoridades seguem procurando por ele.
Lesly Mucutuy, de 13 anos, disse que ela e os três irmãos brincaram com Wilson, enquanto estavam na parte colombiana da Floresta Amazônica, mas que depois ele se perdeu na mata, afirmou a diretora do ICBF (Instituto Colombiano de Bem-estar Familiar), Astrid Cáceres, ao jornal local Cambio .
O relato da menina confirma que o cão foi o primeiro a encontrar as crianças, o que já era pressuposto pelas autoridades colombianas, já que elas acharam uma pegada de Wilson e de uma criança na mesma região. A pista havia criado a expectativa de que talvez ele fosse encontrado junto com os irmãos, mas isso não aconteceu.
As buscas por Wilson continuam e o Exército está a postos com veterinários no local para atender o cachorro, caso ele seja encontrado, informou o jornal colombiano.
Nas redes sociais, o comando de buscas disse estar procurando pelo cachorro e escreveu: “Jamais deixamos um companheiro”.
“Vamos fazer o que sempre fizemos: Salvar vidas em cada missão! Estamos avançando na busca do nosso comandante canino Wilson. Um comando não abandona outro comando, ninguém fica para trás. #VamosPorWilson #OperaçãoEsperança”, escreveram as Forças Militares no Twitter .
Wilson foi fundamental no processo de busca pelas crianças, participando da operação até a última quarta-feira (7), quando foi solto em um dos pontos da mata e não voltou mais.
Entenda o caso
As crianças estavam em um avião que caiu no dia 1° de maio e levou à morte de três adultos. Um dos três corpos encontrados é da mãe dos jovens. Outra vítima é um dos líderes da comunidade indígena.
O acidente ocorreu na província de Caquetá, localizada ao sul da Colômbia.
A aeronave que caiu era do modelo Cessna 206, decolou de Araracuara e tinha como destino a cidade de San Jose del Guaviare. Pouco depois da decolagem, o piloto informou ao centro de controle que estava com problemas no motor do avião e emitiu um alerta de socorro antes do veículo sumir dos radares.
O caso teve grande repercussão na Colômbia e há dias se especulava se as crianças seriam encontradas com vida, já que apenas os corpos dos três adultos haviam sido localizados.