Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Prefeitura decide não remover pinturas em prédios com cores questionadas pelo MPAC

Publicado em

Foto: Reprodução

O MPAC, através da promotora de Justiça Bianca Bernardes, notificou o prefeito para que explique e ao final remova as cores branco, azul e amarelo de repartições e outros bens públicos sob a acusação de que tais cores são as mesmas do Partido ao qual o prefeito Kieffer Cavalcante é filiado, o Progressistas. De acordo com a promotora, isso fere o princípio constitucional da impessoalidade e que isso poderia ensejar ação por ato de improbidade administrativa.

No passado, início dos anos 2000, quando era prefeito de Brasiléia, também no interior do Acre, Aldemir Lopes (MDB), chegou a ser afastado do cargo a pedido do MPAC por ato semelhante. Na época, a então promotora de Justiça Clarisse do Paraná ajuizou ação contra Aldemir Lopes por este grafar com destaque em documentos e prédios públicos onde era escrito o nome de Brasiléia as letras A e L. O destaque das letras vogal e consoante do alfabeto, no entendimento da promotora e que foi acatado pela Justiça na época, era de que coincidia com as primeiras letras do nome e sobrenome do prefeito Aldemir Lopes. O prefeito só voltou ao cargo após a remoção da marca.    

Continua depois da publicidade

No caso de Feijó, o prefeito Kieffer Cavalcante resistiu a medida por entender que não está cometendo nenhum tipo de irregularidade, já que as cores questionadas e atribuídas ao Partido Progressistas pelo MPAC são as mesmas utilizadas no brazão e na Prefeitura do município, informou a assessoria da Prefeitura. A propósito, ao saber da notificação do MPAC, o prefeito Kieffer Cavalante enviou à Câmara Municipal um projeto de lei estabelecendo que aquelas cores, por serem as da cor da bandeira do município, passem a ser oficialmente utilizadas nos prédios, documentos e outros bem públicos de Feijó.

As cores questionadas pelo Ministério Público estão nos prédios públicos e no fardamento escolar dos alunos do município. Em se tratando de logradouros públicos, a nova pintura está no portal de acesso à orla do rio Envira, a principal marca de Feijó.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement