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ENTRETENIMENTO

Quem são as influenciadoras que receberam recursos do governo Bolsonaro

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Thais Fersoza, Andressa Suita e Taciele Alcolea aparecem no topo da lista como as influenciadoras que receberam mais recursos Foto: Reprodução/Instagram

Dezessete influenciadores, entre homens e mulheres, receberam recursos para fazerem publicidade nas redes sociais durante os quatro anos do governo Bolsonaro. Ao todo, a soma de recursos destinados a tais conteúdos ultrapassa o montante de R$ 480 mil. No topo da lista estão as influenciadoras Thais Fersoza, que recebeu R$ 92 mil, e Andressa Suita, que recebeu R$ 70 mil.

A informação foi obtida via Lei de Acesso à Informação, pelo portal Metrópoles, e checada pelo Terra. Majoritariamente, as escolhidas para as propagandas foram mulheres: 14 dos nomes que aparecem na lista. Isso porque, das 17 campanhas, 10 foram destinadas ao “enfrentamento a violência contra a mulher”.

Os altos valores pagos às influenciadoras geravam em troca a produção de alguns stories – ferramenta de compartilhamento instantâneo no Instagram, em que os vídeos ou imagens saem do ar em 24 horas. Tanto Thais Fersoza quanto Andressa Suita publicaram, cada uma, sete stories em três dias distintos.

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As duas foram contratadas pelo “grande alcance dentro do público adulto, referência de mãe e mulher. Bom diálogo nas redes sociais em que atua”.

A campanha contra violência doméstica foi, disparado, a que mais recebeu recursos pela gestão. Outras duas foram realizadas durante o período: contra o mosquito Aedes Aegypti e de prevenção à Covid-19.

Vale destacar que as campanhas contra violência doméstica foram realizadas em 2019, sob o comando da agência Artplan. As outras duas foram feitas em 2021, pela agência Calia.

O Ministério das Comunicações, inclusive, afirmou no documento de resposta à LAI que não houve contratação direta dos influenciadores por parte da Secretaria de Comunicação (Secom), mas das agências.

“Cabe ressaltar que no processo de desenvolvimento e execução de campanha publicitária, a identificação da oportunidade, a proposição e a negociação com esses profissionais ocorrem no âmbito da agência responsável pela execução de cada campanha, dentro da respectiva estratégia para a ação”, afirma.

Confira abaixo a lista dos influenciadores que receberam recursos no governo Bolsonaro:

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  1. Thais Fersoza – R$ 92 mil – Campanha de enfrentamento a violência contra a mulher;

  2. Andressa Suita – R$ 70 mil – Campanha de enfrentamento a violência contra a mulher;

  3. Taciele Alcolea – R$ 64,3 mil – Campanha de enfrentamento a violência contra a mulher;

  4. Mari Maria – R$ 48 mil – Campanha de enfrentamento a violência contra a mulher;

  5. Flávia Pavanelli – R$ 42,9 mil – Campanha de enfrentamento a violência contra a mulher;

  6. Fabiola Melo – R$ 42,9 mil – Campanha de enfrentamento a violência contra a mulher;

  7. Nina Secrets – R$ 35 mil – Campanha de enfrentamento a violência contra a mulher;

  8. Shantal Verdelho – R$ 28,6 mil – Campanha de enfrentamento a violência contra a mulher;

  9. Juliana Goes – R$ 18,75 mil – Campanha de enfrentamento a violência contra a mulher;

  10. Flavia Viana – R$ 11,5 mil – Campanha de cuidados precoce contra a Covid-19;

  11. João Zoli – R$ 6,5 mil – Campanha de cuidados precoce contra a Covid-19;

  12. Mariana Felício – R$ 5.952,40 – Campanha de enfrentamento a violência contra a mulher;

  13. Família Jeito Loko de Ser – R$ 4 mil – Campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti;

  14. Dayanne – R$ 3 mil – Campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti;

  15. Adonias – R$ 3 mil – Campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti;

  16. Jessika Tayara – R$ 3 mil – Campanha de cuidados precoce contra a Covid-19;

  17. Pam Puertas – R$ 2,5 mil – Campanha de cuidados precoce contra a Covid-19.

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