Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Tratar calvície é possível com 3 opções do ‘mercado da careca’ em BH; veja quais

Publicado em

Estúdio Super Barba faz instalação de prótese capilar em BH; o empresário Frederico Martins recorreu à opção quando começou a perder cabelo durante a pandemia de Covid-19 — Foto: Flávio Tavares/O Tempo

A valorização do cabelo está emaranhada na história. Na Bíblia, a força de Sansão para defender o povo de Israel estava no cabelo. Na mitologia egípcia, as madeixas da deusa Ísis tinham o poder de devolver a vida e ressuscitaram o deus Osíris. Na cultura pop, o penteado longo dos quatro Beatles se tornou tão icônico que só o contorno dele basta para reconhecê-los. Muito além de um símbolo, o cabelo também é objeto de autoestima, e a calvície se tornou um fantasma para os homens. Agora, sem pudores para mudar o que incomoda, eles formam um mercado crescente para tratamentos ou paliativos contra a careca, e empresas lucram alto com esse nicho em Belo Horizonte.

Hoje, tratar ou disfarçar a calvície não depende somente de implantes de milhares de reais — embora eles ainda sejam uma opção, cada vez mais tecnológica e, em alguns casos, mais cara. De olho no nicho do cuidado masculino, o empreendedor Eduardo Oliveira, dono do estúdio Super Barba, dedica-se, há quatro anos, às próteses capilares na capital mineira. Feitas de fios de cabelo humano, elas não cobrem a cabeça inteira, como as perucas, mas somente as áreas onde a calvície atacou. O resultado, quando tudo dá certo, convence até os mais incrédulos de que o cabelo é natural.

“Antes, eu trabalhava com cabelo feminino, mas quis ir para o masculino. Comecei a revender próteses capilares no Mercado Livre e vi que BH ainda não tinha ninguém especializado, então vi a oportunidade no mercado. Meus clientes são pessoas que fizeram vários tratamentos e nada deu resultado. Uma parte pequena também quer fazer implante, mas acha caro, não tem dinheiro, e quer testar a prótese”, descreve o especialista. A instalação, incluindo a prótese, custa, em média, R$ 1.500.

Continua depois da publicidade

Lado a lado com outros cinco profissionais, ele costuma receber cinco clientes por dia. O processo de instalação da prótese dura cerca de duas horas e envolve várias etapas. Primeiro, o cliente é avaliado e escolhe a prótese que mais se aproxima do que deseja; depois, a área que será coberta é totalmente raspada e recebe uma limpeza; a prótese é fixada com fita cirúrgica e pronto, é só cortar e pentear para fazer os ajustes finais. O cliente pode fazer tudo com ela na cabeça, segundo Eduardo, desde entrar na piscina a usar capacete de motociclista, e deve retirá-la a cada duas semanas para fazer a higienização da cabeça em casa ou no salão.

O empresário Frederico Martins, 29, começou a perceber a perda de cabelo durante a pandemia de Covid-19. Depois de descobrir que outro amigo empreendedor estava utilizando uma prótese, não hesitou em procurar o serviço. “No mundo masculino hétero, eu sofri preconceito, o pessoal me zoou, fez o famoso bullying [por utilizar prótese]. Mas eu não liguei. Na verdade, eu impulsionei outras pessoas a colocarem prótese. Puxei o bonde”, conta.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress