Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Lula não decidiu nem se receberá lista tríplice do MPF, eleita hoje

Publicado em

Lula ainda não decidiu se vai seguir a lista tríplice que procuradores do Ministério Público Federal (MPF) elegem hoje com a sugestão de nomes da categoria para o cargo de procurador-geral da República, mas o presidente ainda não decidiu sequer se vai receber a relação.

A lista, eleita pela Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), foi seguida por Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer em seus mandatos. Apenas Jair Bolsonaro, de 2003 para cá, não escolheu o PGR dentre as três opções que lhe foram apresentadas.

Mas, embora não tenha seguido, Bolsonaro recebeu a lista tríplice das mãos do presidente da ANPR. Embora nunca tenha se comprometido em segui-la, o gesto era, segundo interlocutores do então presidente, um sinal de respeito a uma aspiração dos procuradores.

Continua depois da publicidade

ainda não decidiu como escolherá o sucessor de Augusto Aras. Mas, se de fato não for seguir a lista, conforme já disse, é possível que nem receba a ANPR.

Filiados à ANPR escolhem hoje a lista tríplice. A eleição servirá apenas para definir a ordem dos três inscritos para concorrer: os subprocuradores José Adonis, Luiza Friescheisen e Mario Bonsaglia. A Constituição não obriga o presidente a escolher o PGR pela lista. Os 27 governadores são obrigados a seguir listas estaduais.

Lula , cujo mandato termina em setembro. Mas, se de fato não for seguir a lista, conforme já disse, é possível que nem receba a ANPR.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress