POLÍCIA
No interior, homem amarra focinhos de cachorros e é preso em flagrante
Um homem não identificado foi preso pela Polícia Civil do Acre (PCAC) neste último final de semana, após ser denunciado por maus-tratos a dois cães, em Xapuri (AC).
De acordo com a denúncia, os animais estavam com o focinho amarrados para não latirem, além de estarem amarrados a cordas há pelo menos um ano. Ao tomar conhecimento do caso o delegado de polícia e coordenador da região do Alto Acre, Erick Ferreira Maciel, foi até o local e contatou a veracidade da denúncia.
Segundo o delegado, dos dois cães um era filhote e estava com os focinho amarrado e preso a uma corrente sem coleira. E outro era adulto e estava em um local fechado e com o focinho amarrado.
Ao constatarem a situação de maus-tratos, a PC prendeu o homem em flagrante e o conduziu à delegacia de Epitaciolândia, onde se encontra a disposição da justiça.
Vale ressaltar que o crime de maus-tratos a animais é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada em de ⅓ a ⅙.
Os animais foram resgatados e entregues a uma cuidadora voluntária, que já atua ajudando a PC em resgates de animais naquela região.