Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Médico faz recomendações para evitar que crianças e idosos entrem em contato com Vírus Sincicial Respiratório

Publicado em

O médico infectologista Thor Dantas usou suas redes sociais para fazer recomendações de cuidados com crianças menores de 2 anos e idosos, que são mais propensos a desenvolverem quadros de bronquiolite.

De acordo com o profissional, estamos vivendo casos elevados de Síndrome Respiratória em crianças e adultos no Acre e em todo país. “Esse é o período das viroses respiratórias. Essas síndromes respiratórias têm afetado todo mundo, mas elas têm risco de gravidade principalmente em crianças pequenas menores de dois anos e idosos”, diz.

Thor alerta ainda que nas crianças essas síndromes causam uma doença bem conhecida na pediatria: a bronquiolite. Que diferente da bronquite que afeta os brônquios, a bronquiolite afeta os bronquílios, que são como brônquios pequenos, microscópios.

Continua depois da publicidade

“Ela pode ser causada por diversos vírus, mas sem dúvida o mais comum é o chamado vírus sincicial respiratório, ou VSR, que está circulando muito entre nós nesse momento e é o principal vírus identificado nas síndromes respiratórias atualmente”, afirma.

O médico diz ainda que a bronquiolite começa como um resfriado comum, com nariz entupido ou escorrendo e febre baixa, mas com o passar dos dias pode aparecer tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar.

“A bronquiolite pode se resolver sozinha ou pode levar a quadro grave que precisa de internação no hospital e uso de oxigênio. A primeira coisa que devemos fazer nessa época do ano que ocorrem as viroses respiratórias é evitar que nossas crianças e idosos entrem em contato com esses vírus. Lembrar das conhecidas medidas de etiqueta respiratória, que a covid no ensinou muito bem, não entrar em contato com quem está com sintomas, cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, lavar as mãos antes de pegar nas crianças e usar máscara se tiver com sintomas ou se for ter contato com quem estiver com sintomas”, explica.

Confira as recomendações completas:

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress