GERAL
Governo orienta que pais não mandem crianças à escola se estiverem gripados ou resfriados
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) orienta pais e responsáveis a não mandarem crianças à escola em caso de gripes e resfriados.
O comunicado feito pelas redes sociais da Sesacre se deu após o aumento significativo de casos de crianças com síndrome respiratória.
Umas das orientações é que em caso de febre, dor no corpo e dor na garganta uma unidade de saúde mais próxima seja procurada.
Além disso, o comunicado também orienta em caso de coriza, tosse e fraqueza os pais evitem tirar a criança de casa e mantenha o descanso e hidratação.
Na última sexta-feira, 23, o governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) um decreto declarando situação de emergência pelos próximos 90 dias, em razão da superlotação das unidades estaduais de saúde, causada pelos surtos de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave (Srag).
Ainda segundo a Sesacre, o Relatório Situacional de Doenças Respiratórias Agudas Acre n° 02/2023, descreve o aumento dos casos nas últimas quatro semanas epidemiológicas.
O documento aponta que para casos positivos, a prevalência é de 17,8% para influenza A, 6,9% para influenza B, 45,7% para o vírus sincicial respiratório, e 23,5% para o Sars-CoV-2 (covid-19). Observando-se ainda que a Srag se manifesta, em maior número, em crianças de 0 a 4 anos de idade e idosos a partir dos 60 anos.