Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Governo muda regime de meta de inflação para contínua a partir de 2025

Publicado em

Foto: José Cruz/Agência Brasil / Perfil Brasil

O governo federal decidiu nesta quinta-feira, 29, mudar o regime de metas de inflação. A partir de 2025, a meta será contínua. Atualmente, a meta é definida seguindo o ano-calendário, e tem que atingir o objetivo de janeiro a dezembro de cada ano.

A decisão foi tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), formado pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento), e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

“Mudança do regime de meta é fundamental para o futuro do País. O Brasil estará em sintonia com demais países do mundo”, disse Haddad.

Continua depois da publicidade

Além da mudança no sistema de metas de inflação, adotado no Brasil em junho de 1999, o CMN também optou por manter, em 2026, a mesma meta de inflação de 3% já vigentes para 2024 e 2025, com 1,5 ponto percentual de tolerância para mais ou para menos.

Cortes dos juros

Haddad afirmou ainda que há grande expectativa do governo para cortes consistentes da Selic a partir de agosto.

“Nós temos todas as razões para crer que vem um ciclo consistente de cortes nas taxas de juros. Nós temos uma expectativa que esse ciclo comece a cair a partir de agosto”, projetou.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress