Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

General russo era membro secreto do Grupo Wagner, mostram documentos

Publicado em

Surovikin é acusado de colaborar com a milícia mercenária Russian Defense Ministry/Handout/Anadolu Agency via Getty Images

Documentos compartilhados exclusivamente com a CNN sugerem que o general russo Sergey Surovikin era um membro secreto da companhia militar privada Wagner.

Os documentos, obtidos pelo Centro de Dossiê investigativo russo, mostraram que Surovikin tinha um número de registro pessoal com Wagner. Surovikin está listado junto com pelo menos 30 outros altos funcionários militares e de inteligência russos, que o Dossier Center disse também serem membros VIP Wagner.

Surovikin não é visto em público desde o último sábado, quando divulgou um vídeo pedindo ao chefe do Wagner, Yevgeny Prigozhin, que parasse sua insurreição. Desde então, seu paradeiro permaneceu desconhecido.

Continua depois da publicidade

Sergey Surovikin é um comandante condecorado da Força Aérea Russa e foi apelidado de “General Armageddon” por suas táticas impiedosas de bombardeio de cidades na Síria.

Wagner não respondeu ao pedido de resposta da CNN. Não está claro o que implica a associação VIP de Wagner, incluindo se há um benefício financeiro.

Surovikin era conhecido por ter ligações com o grupo mercenário, mas os documentos levantam questões sobre a proximidade de altos membros das forças armadas russas e Wagner.

Durante a curta rebelião de Prigozhin, os combatentes de Wagner conseguiram tomar a cidade de Rostov-on-Don, no sul da Rússia, praticamente sem resistência do exército

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress