Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

ENTRETENIMENTO

Justiça suspende interdição de lago artificial construído em mansão de Neymar

Publicado em

Neymar dos Santos ao falar com agentes de fiscalização ambiental Foto: Reprodução

A Justiça concedeu uma decisão liminar a favor de Neymar da Silva Santos, pai do atacante Neymar, para que o lago artificial construído na mansão da família, em Mangaratiba (RJ) deixe de ser interditado. Na decisão, o magistrado aceitou o argumento da defesa de que há “ausência de crime ambiental”.

A decisão é da Vara Única da Comarca de Mangaratiba, do TJ do Rio de Janeiro, e foi revelada pelo jornal O Globo. No pedido, a defesa citou que a norma municipal não prevê a interdição do lago artificial, sendo possível somente a aplicação de multa como sanção, já que não foi apresentada provas de risco ao meio ambiente.

O juiz Richard Robert Fairclough, responsável pelo caso, concordou com os argumentos e deferiu a liminar a favor da defesa.

Continua depois da publicidade

“Não há qualquer indicação de ‘risco continuado, risco eminente ao meio ambiente ou a população’. Inclusive, o Auto de Interdição se limita a seguinte fundamentação: ‘Foi constatado obra de lago artificial sem licença ambiental em fase final. Devido a isso fica interditada toda a obra e empreendimento’, não apontando qualquer risco concreto ou iminente.”, diz a decisão.

Lago interditado

Uma denúncia sobre suposto crime ambiental na construção do lago artificial na mansão da família de Neymar chegou à Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba, que enviou representantes ao local para a investigação. O relato dizia que a intervenção “promoveu desmatamento, a quebra de rochas e o desvio de um rio”.

A obra foi interditada no dia 22 de junho, durante uma operação de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, a Polícia Civil e agentes do Grupamento de Proteção Ambiental do munícipio. Um multa também foi aplicada, mas seu valor não foi divulgado.

Na mesma operação, o pai de Neymar recebeu voz de prisão após ser acusado de desacatar a secretária de Meio Ambiente, Shayenne Barreto. A detenção, porém, não se concretizou.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress