GERAL
Há 365 dias para o internato, alunos de medicina da Unitepc realizam festa para comemorar
Os alunos da turma XX de medicina da La Universidad Técnica Privada Cosmos (Unitepc), há 365 dias de ingressarem para o internato decidiram comemorar o feito. Apesar de residirem, alguns na Bolívia, outros em Epitaciolândia ou Brasiléia, interior do Acre, os acadêmicos optaram por realizar a comemoração na capital, uma vez que é onde a maioria tem familiares e amigos.
De acordo com a organizadora e futura médica, Luana Ad-víncula, a vida do estudante fronteiriço não é mil maravilhas como muitos idealiza. Há renúncias, dificuldades, saudade de casa, dos amigos.
“A vida do aluno de medicina já não é fácil, e ainda mais para aquele que decidiu fazer no exterior, que enfrenta a saudade de casa, um idioma diferente e uma cultura totalmente contrária ao que cresceu. Tudo isso em busca de um sonho”, destaca.
O tema “A vida é um jogo, o destino dá as cartas e você decide o que fazer com elas” foi escolhido justamente por conta das mais diversas situações enfrentadas pelos acadêmicos.
“Só nós sabemos das nossas batalhas, trabalhos extensos, provas, acordar 5h para ir à aula não é fácil. E ainda somos sobreviventes de uma pandemia, precisamos vibrar por termos resistido a esses 4 anos”, frisa.
Com tudo, muitos pretendem atuar no Acre e melhorar a qualidade do serviço de saúde oferecido no estado. “Sabemos das dificuldades que o Acre enfrenta em relação a saúde, são poucos médicos especialistas e uma grande quantidade de paciente que precisa de atendimento por diversas patologias. Muitos de nós sonhamos exatamente com isso, trazer nosso conhecimento para ajudar nossa população”, pontua Ad-víncula.
A festa é organizada pela Madu Assessoria de Eventos e contará com a participação dos cantores locais Rodrigo Damasceno e Jadson Santos, será realizada neste fim de semana em Rio Branco (AC).