Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Eleição de 2026 pode influenciar relator de ação contra Bolsonaro no TCU

Publicado em

As eleições de 2026 poderão influenciar a posição do ministro do TCU Jhonatan de Jesus no julgamento da ação contra Jair Bolsonaro pela reunião com embaixadores na qual o ex-presidente atacou as urnas eletrônicas.

Segundo aliados de Jhonatan no Congresso Nacional, o pai do ministro, o atual senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), tentará reeleição em 2026 em um reduto majoritariamente bolsonarista.

Roraima, estado pelo qual Mecias se elegeu senador, entregou 76,08% dos votos para Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022. Em 2018, Bolsonaro venceu no estado por 62,97% dos votos.

Continua depois da publicidade

Jhonatan será relator no TCU de um pedido feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que a Corte de Contas avalie possível prejuízo aos cofres públicos da reunião de Bolsonaro com embaixadores.

Dificuldade técnica

Como mostrou a coluna, a despeito da questão individual do relator, ministros do TCU preveem dificuldades, do ponto de vista técnico, para condenar Bolsonaro a ressarcir o erário.

Integrantes da Corte de Contas dizem se tratar de uma situação “atípica”. Segundo eles, o TSE não costumava acionar o TCU para atuar em casos parecidos com o de Bolsonaro.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress