Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Cotado para Esporte articulou autonomia do BC, criticada por Lula

Publicado em

Cotado para assumir o Ministério dos Esportes, o deputado Silvio Costa Filho, do Republicanos de Pernambuco, foi um dos principais articuladores do projeto que deu autonomia ao Banco Central (BC) no governo Bolsonaro. Lula já criticou a medida diversas vezes e anunciou que reavaliará o status do BC no ano que vem.

A autonomia do BC virou lei em 2021, com mandatos fixos para o presidente e diretores do órgão. Na Câmara, o texto foi relatado por Silvio Costa Filho. Disse Costa Filho na ocasião:

Continua depois da publicidade

“No lugar de atrapalhar o presidente da República, a autonomia do Banco Central vai dar segurança institucional e previsibilidade. Essa matéria não avançou até hoje porque nenhum presidente queria perder poder. Hoje o presidente do BC fica refém do presidente da República. Qualquer canetada do presidente, o presidente do BC sai”. E acrescentou: “Será um belo sinal ao mercado”.

Desde que começou seu terceiro governo, Lula tem atacado o Banco Central por, na sua visão, demorar em reduzir a taxa básica de juros, a Selic. Na esteira dessas críticas, disse que reavaliará a autonomia da autarquia. O petista se referiu diversas vezes ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, como “esse cidadão”.

Continua depois da publicidade

“O povo tá melhorando de vida? Não! Eu vou esperar esse cidadão terminar o mandato dele, para fazermos uma avaliação”, disse em fevereiro deste ano. No último dia 22, afirmou, durante viagem à Itália: “Eu acho que esse cidadão joga contra a economia brasileira. Não existe explicação aceitável para que a taxa de juros esteja em 13,75%”.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement