Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Designer recria imagens de Chico Mendes através de Inteligência Artificial e bomba na web

Publicado em

Chico Mendes aparece em diversos cenários que mostram a sua representatividade – Imagem: Reprodução/Redes Sociais

O designer gráfico Dionisio Neto, conhecido nacionalmente por produzir peças para grandes empresas e eventos, divulgou em seu Instagram, na terça-feira (10), imagens do ativista e ambientalista Chico Mendes feitas por meio da Inteligência Artificial.

A ferramenta recriou como seriam possíveis imagens do cotidiano de líder seringueiro Chico Mendes em meio à floresta Amazônica. O sindicalista foi um defensor da floresta Amazônica e dos povos que aqui viviam, no entanto, atraiu a ira dos latifundiários e foi assassinado em 22 de dezembro de 1988, desde então se tornou símbolo na luta pela preservação da Amazônia.

Chico Mendes foi assassinado em 22 de dezembro de 1988 – Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Nas imagens, Chico Mendes aparece em diversos cenários que mostram a sua representatividade. Dionísio fez questão de exaltar a história do líder seringueiro acreano:

Imagem: Reprodução/Redes Sociais

“Por meio de prompts tentei recriar possíveis imagens do cotidiano e outras do maior ativista e do grande seringueiro em seu trono, deslumbrando a nossa floresta. Viva a nossa Amazônia”, disse.

O que são imagens geradas por inteligência artificial?

As imagens geradas por I.A. são imagens criadas por algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning) que foram treinados para aprender como as imagens devem ser criadas e como cada descrição deve se parecer quando traduzia para pixels. Esses algoritmos utilizam uma grande quantidade de dados para gerar imagens realistas que podem ser usadas em diversas áreas.

No início de julho, a Volkswagen entrou nos assuntos mais comentados do Twitter por conta de uma campanha de comemoração aos 70 anos da empresa no Brasil, que utilizou a inteligência artificial para reunir Elis Regina e Maria Rita, mãe e filha, em um mesmo espaço onde elas estão cantando juntas. O caso dividiu opiniões na internet.

A Volkswagen explicou que campanha foi realizada utilizando a técnica de “deepfake”, o que possibilitou gerar a imagem de Elis Regina na campanha. Essa ferramenta consegue criar cenários realistas a partir do rosto das pessoas.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress