Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Saiba quem é Celso Sabino, novo ministro do Turismo do governo Lula

Publicado em

O deputado Celso Sabino (União-PA) será o novo ministro do Turismo. O Palácio do Planalto confirmou a troca ministerial após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunir com o parlamentar, nesta quinta-feira (13/7).

A troca, que ainda precisa ser oficializada no Diário Oficial da União (DOU), ocorre após o União pressionar o governo por uma troca no comando da pasta.

O União teve influência na nomeação de três pastas na Esplanada dos Ministérios: Turismo, Comunicações e Integração Regional (Waldez Goes é do PDT, mas foi indicado por Davi Alcolumbre, senador do União Brasil). Com a mudança, o governo espera consolidar uma base de apoio político na Câmara dos Deputados e conseguir aprovar pautas de interesse do Executivo.

Continua depois da publicidade

Aos 44 anos, Sabino assumirá o comando do Turismo no lugar de Daniela Carneiro (RJ), que pediu desfiliação do União Brasil após desentendimentos com a sigla. Segundo dirigentes do União, a nomeação de Daniela representava a cota pessoal de Lula e não agradava o partido.

Quem é Celso Sabino

Amigo próximo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), Sabino está em seu segundo mandato como parlamentar. Em algumas ocasiões, durante a última legislatura, Sabino ficou próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e chegou a acompanhá-lo em viagens.

Apesar de estar prestes a ser oficializado como ministro, o deputado já criticou a nomeação de Lula para a Casa Civil do governo da então presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016. A crítica, porém, foi excluída das redes sociais de Sabino.

Além disso, Sabino também votou contra o governo na análise de um trecho do texto do arcabouço fiscal que poderia gerar um impacto de R$ 26 bilhões para as contas federais. O dispositivo, porém, acabou sendo rejeitado pela maioria dos deputados.

Natural de Belém (PA), Celso Sabino de Oliveira é advogado e administrador. Em 2013, Sabino se filiou ao PSDB. Pelo partido, ocupou uma vaga na Assembleia Legislativa do Pará entre 2014 e 2018.

Foi secretário do Estado e de Trabalho, Emprego e Renda durante a gestão do governador do Pará Simão Jatene (PSDB). Ele já atuou como auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Pará e como presidente do Instituto de Meteorologia do estado.

Continua depois da publicidade

Em 2018, ainda filiado ao PSDB, Celso Sabino foi eleito deputado federal pela primeira vez. No pleito do ano passado, o parlamentar foi reeleito.

Durante o seu primeiro mandato como deputado federal, Sabino deixou o PSDB para se filiar ao PSL, que se fundiu com o partido Democratas para criar o União Brasil.

Desde que assumiu o posto de deputado federal, ele já foi líder e vice-líder do PSDB na Câmara e presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress