Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

11ª Mostra de Comunicação Visual de Jornalismo abordará temática social de técnica da “transparência”

Publicado em

Divulgação

A 11ª Mostra de Comunicação Visual da turma do sexto período do curso Jornalismo da Universidade Federal do Acre (UFAC), ocorrerá na próxima quarta-feira, 17, na Galeria Juvenal Antunes, no Segundo Distrito de Rio Branco (AC), a partir das 18h.

O evento é aberto tanto para a comunidade acadêmica como para a sociedade em geral. Em 2023, a Mostra traz a temática social sob a perspectiva da técnica da “transparência”.

Para o Professor Doutor Milton Chamarelli, a Mostra de Comunicação Visual surgiu da necessidade de aplicar aos conceitos da disciplina Comunicação Visual, ministrada no curso de Comunicação Social da UFAC, em seguida no curso de Jornalismo. “Tornou-se uma disciplina, e o que era princípio uma mostra experimental tornou-se uma Mostra plena com as fotografias dos alunos”, disse Milton.

Continua depois da publicidade

O professor diz ainda que observou que todas as técnicas de composição da imagem poderiam também ser aplicadas à fotografia. Os exemplos eram poucos e as referências vinham do campo das artes plásticas, daí então propôs, há dez anos, que os alunos tocassem esse projeto. Os acadêmicos toparam e na base da criatividade e da competência técnica realizaram o 1º evento.

Doutor destaca que a primeira exposição aconteceu no SESC Centro de Rio Branco; e em seguida passou pelo Casarão, pelo Memorial dos Autonomistas, pelo Via Verde Shopping, pela Usina de Arte João Donato, pelo Núcleo de Registro Acadêmico da UFAC e pelo SESC Centro, pela segunda vez. Além disso, relembrou que, no período da pandemia, as mostras ocorreram somente pelo Instagram.

Para Chamarelli, a Mostra acrescenta muito à vida acadêmica do aluno, pois o evento dialoga não apenas com os vários conteúdos das disciplinas do curso, mas também com o próprio amadurecimento do próprio aluno no que diz respeito ao seu crescimento profissional.

“Começamos pela história da comunicação visual, passamos pelas teorias da percepção e pelas técnicas de composição da imagem. Isso dá ao discente uma noção de que a imagem representa algo mais do que visualização passiva das redes sociais; dá a eles a percepção de que é preciso atentar que por trás da produção de imagem existe o humano e de como ele é capaz de observar o mundo que o rodeia”, pontua.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress