ESPORTES
Com primor de Calleri e gol de Pato, São Paulo goleia o Santos e entra no G4 do Brasileirão
Neste domingo, o São Paulo não tomou conhecimento do Santos e venceu o clássico por 4 a 1, no Morumbi, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A grande estrela do jogo foi Calleri, que marcou os dois gols dos mandantes e foi ovacionado pelos torcedores. David e Alexandre Pato, que marcou pela primeira vez desde o seu retorno, completaram a goleada. Os visitantes descontaram com Marcos Leonardo, de pênalti.
Com o resultado, o Tricolor subiu para a quarta colocação do torneio, com 25 pontos. Já o Peixe, que segue sem vencer clássicos na temporada, caiu para 14º, com 16.
O São Paulo volta a campo agora no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Cuiabá, fora de casa, pela 16ª rodada do Brasileirão. O Santos, por sua vez, recebe o líder Botafogo no domingo, às 16 horas.
O jogo
Jogando em casa, o Tricolor partiu para cima no começo do primeiro tempo. O time do técnico Dorival Júnior, no entanto, teve dificuldade para achar espaços na defesa adversária.
Assim, o primeiro lance capital da partida saiu aos 21 minutos. Após cobrança de falta, Calleri ficou com a posse e foi derrubado por Joaquim na área. O árbitro, então, marcou pênalti. Na cobrança, o próprio argentino assumiu a responsabilidade e estufou as redes para abrir o placar.
Aos 26, Michel Araújo quase ampliou com um gol antológico. O meia aproveitou a sobra de bola no meio de campo e tentou por cobertura. A bola passou por João Paulo e carimbou o travessão.
10 minutos depois, Luciano recebeu lindo passe de calcanhar de Calleri e soltou uma pancada para a boa defesa de João Paulo.
O Santos chegou pela primeira vez ao ataque aos 39 minutos. Em ótima jogada individual, Lucas Braga disparou até o campo de ataque e acionou Mendoza, que bateu firme para a intervenção de Rafael.
Na reta final, o São Paulo voltou ao ataque. Aos 44, Luciano arriscou da entrada da área e mandou pelo lado. No minuto seguinte, Alisson cruzou com precisão na cabeça de Calleri, que testou no cantinho para ampliar.
2º tempo
Na volta do intervalo, o Tricolor seguiu assustando. Com dois minutos, Alisson chutou da intermediária, mas sobre o travessão. Instantes depois, o Alvinegro Praiano respondeu com Dodi, em cobrança de falta que parou nas mãos de Rafael.
Já aos 16, Luciano recebeu bom cruzamento de Juan e testou no pé da trave. No lance seguinte, o camisa 10 tentou mais uma vez, desta vez em chute colocado que passou pelo lado. Com o relógio marcando 24 minutos, Juan foi lançado em velocidade e saiu de cara para o gol, porém arrematou torto.
Aos 33, o Santos quase diminuiu. Deivid Washington aproveitou a sobra na entrada da área e bateu no cantinho. A bola passou por Rafael e carimbou a trave.
Os donos da casa responderam segundos depois e foram precisos. Nestor recebeu de Juan e cruzou para David completar para a rede. Aos 35, quase saiu mais um. Erison soltou uma pancada de longe e acertou o travessão.
Já aos 42 minutos, Alexandre Pato deixou a sua marca. O atacante fez boa jogada individual, tabelou com David e tocou na saída de João Paulo para marcar o seu primeiro gol neste retorno ao São Paulo.
Com 47 minutos, ainda deu tempo do Santos descontar, com Marcos Leonardo, de pênalti.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 4 X 1 SANTOS
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 16 de julho de 2023 (domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Alisson, MIchel Araújo (São Paulo); Messias, Mendoza, Sandry, Joaquim, Kevyson (Santos)
Público: 58,127 pessoas
Renda: R$ 3.304.056,00
GOLS: Calleri, aos 21 do 1ºT e 45 do 1ºT, David, aos 33 do 2ºT, e Pato, aos 42 do 2ºT (São Paulo); Marcos Leonardo, aos 47 do 2ºT (Santos)
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Welington (Caio); Méndez, Alisson (Nestor) e Michel Araújo; Juan (Pato), Luciano (Erison) e Calleri (David)
Técnico: Dorival Júnior
SANTOS: João Paulo; João Lucas, Messias (Balieiro), Joaquim e Dodô; Dodi, Sandry (Camacho (Kevyson)) e Lucas Lima (Deivid); Lucas Braga (Patati), Marcos Leonardo e Mendoza
Técnico: Felipe Endres (auxiliar)