Uma nova onda de frio chega ao Sul e ao Sudeste nesta segunda-feira (17) e promete diminuir drasticamente as temperaturas marcada nos termômetros. Mesmo com o tempo permanecendo firme em grande parte do país, o início da semana pode trazer algumas surpresas para algumas regiões.
No Sul, o tempo firme volta a predominar após a incidência do ciclone extratropical durante a última semana. No entanto, com a chegada de uma nova frente fria, o frio intenso permanecerá presente. Com isso, geadas devem acontecer no Rio Grande do Sul, no centro e oeste de Santa Catarina, além do sul do Paraná. As chuvas acontecem somente no litoral catarinense e paranaense.
Já no Sudeste, a frente fria segue se espalhando pela zona costeira da região, aumentando a previsão de chuvas fracas no leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da zona da mata mineira. Por outro lado, o Centro-Oeste, o Nordeste e o Norte continuam com predominância para o tempo firme e seco, além do aumento gradual das temperaturas
Previsão para terça-feira (17)
Na terça-feira, a região Sul será seca e com temperaturas extremamente baixas, devido ao avanço da segunda onda de frio. Dessa forma, as geadas ocorrerão com maior frequência nos três estados. Contudo, as menores temperaturas, incluindo as negativas, devem ocorrer somente na campanha gaúcha às serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Assim como no Sul, a frente fria continuará no Sudeste, causando pancadas de chuva na faixa leste da região. Por outro lado, o oeste de São Paulo e no oeste e norte de Minas Gerais, o tempo firme irá continuar prevalecendo.
No Centro-Oeste, o tempo firme também permanece devido à atuação de uma massa se ar seco. No entanto, as temperaturas podem ser baixas pela manhã no Mato Grosso do Sul, porém sem previsão de geadas.
A mesma condição é esperada no Nordeste, que segue com tempo firme, exceto nas áreas mais próximas ao litoral. O motivo é a combinação de calor e umidade. Com isso, pancadas isoladas e com baixo volume devem ser registradas em pontos específicos da região.
Por fim, o Norte irá contar com chuvas rápidas na metade norte da região, em razão da presença de instabilidades tropicais. Já no Acre, Rondônia, metade sul do Amazonas, Tocantins e metade sul do Pará, o tempo firme permanece, assim como as altas temperaturas.