CIDADES
Moradores temem explosão de posto de combustível que funciona como bar em BH
Durante o dia, um posto de combustíveis localizado na rua Mármore, no bairro Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, funciona como posto de combustíveis. À noite e aos fins de semana, o espaço se transforma em um bar, o que tem preocupado moradores da região. Isso porque, segundo os denunciantes, os frequentadores fumam próximo às bombas de combustível.
O espaço já foi multado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) por estender, de forma irregular, a área do bar. “Moro ao lado do posto. É só passar aqui a noite que a gente presencia frequentadores fumando ao lado dos reservatórios sem se incomodar com os riscos”, enfatizou a dona de casa Maria Fratini.
O jornalista Iraê Torido diz temer uma “explosão de grande porte”. “Toda a região seria gravemente afetada. Não nos importamos com o bar e nem com o seu funcionamento, nos importamos com a segurança que o local deve garantir, já que se trata de um posto de combustível também”, avaliou.
Em nota, o responsável pelo posto de combustíveis informou que os frequentadores do estabelecimento não possuem acesso às bombas, que ficam isoladas por gradis. Imagens de câmeras de vigilância do interior do posto mostram, de fato, as bombas isoladas do público.
Entretanto, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que o responsável pelo espaço já foi multado pela irregularidade de estender a área do bar fora dos limites demarcados pelo alvará. Já o Corpo de Bombeiros informou que o local possui duas licenças em vigência de bar e posto. Além disso, recomenda que o local siga todas as normas municipais quanto ao uso de cigarro em locais de armazenamento de produtos inflamáveis.
Confira as notas na íntegra
Prefeitura de BH
A Prefeitura de Belo Horizonte informa que a equipe de fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental realiza periodicamente vistorias no local. No último relatório consta que o estabelecimento possui duas licenças: uma para posto de gasolina e outra para bar com entretenimento. O responsável foi multado pela irregularidade de estender a área do bar fora dos limites demarcados pelo alvará. Em relação a situação dos fumantes, na proximidade com as bombas de gasolina, a competência é do Corpo de Bombeiros.
Polícia Militar
A Polícia Militar, por meio do 16o Batalhão, esclarece que o papel da PMMG é o patrulhamento preventivo para garantir
a segurança dos moradores do bairro e frequentadores dos estabelecimentos. No tocante à demanda específica,
orientamos o acionamento do Corpo de Bombeiros Militar para resposta, já que a avaliação dos riscos relatados é de
atribuição daquela instituição.
Corpo de Bombeiros
Em relação a utilização do espaço para bar e restaurante, o local possui Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) válido até o dia 25/03/2024. O estabelecimento é liberado para a atividade de Posto de Combustível, com previsão para bar, restaurante e similar, desde que mantidas as características aprovadas e liberadas pelo CBMMG e demais órgãos competentes. É importante que o estabelecimento siga ainda a legislação municipal, regras da Agência Nacional Petróleo e do Corpo de Bombeiros acerca do uso de cigarros em locais de armazenagem de produtos inflamáveis.