Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

Descobriram que ponta de flecha pré-histórica foi feita com material extraterrestre

Publicado em

Envoltos em mistério e embebidos em história, os pesquisadores da Rádio Televisão Suíça (RTS) confirmaram que uma antiga ponta de flecha, encontrada nas margens de um lago suíço, foi fabricada a partir de ferro derivado de um meteorito há cerca de 3.000 anos, durante a Idade do Bronze, segundo a Forbes.

Inicialmente descoberta no século 19, perto da cidade de Mörigen, nas bordas do Lago Bienne, a linhagem cósmica deste artefato de 39 milímetros de comprimento e 2,9 gramas permaneceu desconhecida até recentemente.

No mundo da arqueologia, objetos metálicos de meteoritos anteriores à Idade do Ferro – que começou na Europa por volta do século VIII a.C. – são uma descoberta extraordinariamente rara. Até agora, apenas 55 desses itens foram verificados em toda a África e o Velho Continente. Esta ponta de flecha excepcional adiciona-se a essa lista exclusiva.

Curiosamente, a poucos quilômetros do local da descoberta, os restos do meteorito “Douanne Mountain” – um evento de impacto pré-histórico que deixou mais de 2.000 fragmentos rochosos em seu rastro – salpicam a paisagem. No entanto, os cientistas excluíram este meteorito local como a fonte do ferro da arma.

Continua depois da publicidade

Uma Jornada Cósmica: Da Estônia à Suíça

Descobriram que ponta de flecha pré-histórica foi feita com material extraterrestre

Em vez disso, os pesquisadores estão de olho em um candidato distante, o meteorito “Kalijarv”. Este objeto celeste caiu na Terra há cerca de 3.500 anos no que é agora a Estônia, deixando várias crateras de até 100 metros de diâmetro.

Dada a considerável distância geográfica entre a Estônia e a Suíça, sugere-se que a ponta de flecha possa ter viajado para a Europa Central por meio de redes de comércio. Para as pessoas da época, o ferro – um material especialmente raro e valioso – seria uma posse valiosa, o que potencialmente incitou essa troca.

Esta ponta de flecha extraordinária, um testemunho da engenhosidade de nossos antepassados e de sua conexão celestial, em breve estará em exibição pública. De fevereiro de 2024 a abril de 2025, ela fará parte de uma exposição dedicada ao bronze no Museu de História Natural de Berna, servindo como uma ponte tangível entre o passado e o presente. Conforme está, a história deste artefato meteórico adiciona um novo capítulo ao nosso entendimento da Idade do Bronze na Europa e sua intrincada conexão com o cosmos mais amplo.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress