Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Com servidores há mais de duas semanas em greve, Bocalom diz para responsáveis irem pra cima da direção

Publicado em

Os servidores da categoria de apoio da educação municipal de Rio Branco (AC) estão em greve desde o dia 19 de julho. Os funcionários pedem que seja implementado em seus vencimentos os mesmos 14,95% que os professores estão recebendo, assim como o governor Gladson Cameli fez com o apoio da educação estadual.

Bocalom, por sua vez, fez a proposta de aumentar, apenas, o valor da dobra, o que não atende todos os servidores. Além disso, de acordo com o prefeito, esses profissionais já tiveram aumento salarial de quase 80%.

O gestor frisa ainda que não são todos os servidores que estão em greve, segundo ele somente uma parte.

Continua depois da publicidade

“Primeiro de tudo não são os servidores, é parte dos servidores, ou seja, aqueles servidores que já tiveram um aumento salarial de quase 80 % e que continuam reivindicando. Então, por isso que eu digo, não é reivindicação, isso daí é uma guerra política. A gente sabe que está chegando uma eleição e aí o sindicato tem uma posição contrária à nossa e está incentivando o pessoal a fazer uma greve que não tem fundamento. Como é que se justifica alguém que já teve um aumento salarial de quase 80 % pedir aumento salarial de novo esse ano? Eu já disse, esse ano não vou dar aumento salarial, é impossível diante do que a gente fez ano passado. A folha de pagamento da prefeitura, que era em torno de 39% de despesa no pessoal, já foi a 46 % e vai fechar em 48%. Então nós já fizemos a correção salarial, a justiça salarial”, diz.

O prefeito sugere ainda aos pais e responsáveis irem às escolas pressionar a direção.

“Eu peço para os pais, para as mães, para os responsáveis ir pra cima da direção da escola. ‘Escuta, eu quero meu filho na escola, tá?’. Não são os professores que estão em greve, só o pessoal dali de serviço gerais, de limpeza e, principalmente, das merendeiras. Então, pai e mãe, vão para cima e cobrem, eu acho que não é justo o que estão fazendo com a educação, com o teu filho, com o que estão fazendo com a nossa educação. Não o vou dar nenhum aumento salarial esse ano. Toda a discussão desse tipo será o ano que vem, porque o ano passado fizemos o maior reajuste salarial que os funcionários da prefeitura já viram. Só quem sai prejudicado com isso são as crianças”, completa Bocalom.

A reportagem conversou com uma professora da rede municipal, que prefere não se identificar, mas que ser uma grande irresponsabilidade o gestor pedir que pais cobrem a direção da escola.

“Ele [Bocalom] está sendo irresponsável ao pedir para que os pais cobrem a direção. Está colocando a comunidade contra os servidores e isso não é coisa que gestor com responsabilidade faça”, concluiu.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress