Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

‘Tribunal do crime’ que executou estudante de 15 anos no Santa Inês era formado por adolescentes

Publicado em

Júnior Henrique foi morto após sair da escola no bairro Santa Inês (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira, 10, uma equipe de investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção á Pessoa (DHPP) se deslocaram até o presídio Francisco D’Oliveira Conde, para cumprir um mandado de prisão contra o detento Vanderson Jonas do Nascimento, vulgo “Marujo”, que já estava preso no Complexo Penitenciário pela prática de roubo qualificado.

Jonas é acusado de ter matado o estudante Júnior Herinque Miranda de 15 anos, com um tiro de escopeta na cabeça, na manhã do dia 12 de junho de 2023, no bairro Santa Inês, região do Segundo Distrito de Rio Branco. Ainda através das investigações, a polícia descobriu que o “tribunal do crime” que julgou e sentenciou a vítima era formado somente por menores de idade.

Segundo informações, o adolescente teria feito uma brincadeira em uma rede social onde fez um sinal mostrando dois dedos, cujo gesto foi gravado por um amigo, que postou na internet.

Continua depois da publicidade

As imagens foram visualizadas por membros de uma facção criminosa que domina o bairro Santa Inês, e eles começaram a articular a morte do menor. Foi criado um tribunal do crime composto só por adolescente, que votaram pela execução de Júnior Miranda.

“Marujo” é matador oficial da facção criminosa, e foi designado para cumprir a sentença de morte contra o menor. Na ação, três adolescentes que participaram do julgamento de Miranda foram os responsáveis de levar Júnior para o local da execução, um beco que liga dois bairros, o Santa Inês e Recanto dos Buritis. Já no local, apareceu Vanderson “Marujo” que seria o executor da vítima. O faccionado sacou uma escopeta e atirou na cabeça do estudante, que morreu no local.

Vanderson disparou contra o adolescente no bairro Santa Inês (Foto: Divulgação)

Alguns dias após matar o adolescente, Vanderson Jonas foi preso em flagrante por roubo qualificado, sendo recolhido ao presídio, depois de ter passado pela audiência de custódia. O delegado responsável pelo caso, Alcino Júnior, fez uma representação e pediu as internações dos menores e a prisão preventiva do assassino, cujo mandado foi cumprido na manhã desta quinta.

Propaganda
Advertisement