Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

Vídeo em timelapse traz planeta orbitando estrela a 63 anos-luz

Publicado em

Um novo vídeo mostra o exoplaneta Beta Pictoris b orbitando sua estrela. A animação foi produzida por Jason Wang, astrofísico da Universidade Northwestern, e une imagens capturadas entre 2003 e 2020 em uma sequência de apenas dez segundos, que representa 75% de uma órbita completa do planeta ao redor dela.

Localizado a 63 anos-luz da Terra, Beta Pictoris b é um mundo com 12 vezes a massa de Júpiter. Ele foi descoberto em 2018 orbitando Beta Pictoris, uma estrela jovem com 1,7 vez a massa do Sol e 8,7 vezes mais brilhante que nosso astro. Ambos são separados por uma distância equivalente a 10 vezes aquela entre o Sol e a Terra.

O planeta foi registrado pela primeira vez em 2003, e era tão brilhante que foi fácil encontrá-lo. Segundo Wang, este é um dos motivos pelos quais Beta Pictoris b foi um dos primeiros exoplanetas descobertos e imageados diretamente.

Continua depois da publicidade

Ele começou a monitorar o planeta há cinco anos, construindo uma animação que mostrava cinco anos da órbita do planeta ao redor de sua estrela. Já o novo vídeo é uma versão mais longa, criada com técnicas de processamento de imagens com uma inteligência artificial (IA).

Abaixo, você confere o resultado:

A IA analisou imagens de instrumentos do observatório Gemini e do Observatório Europeu do Sul. Após a uniformização dos dados, Wang usou uma técnica com um algoritmo, que preencheu lacunas e criou um vídeo contínuo; sem o recurso, o planeta iria parecer saltar pelas imagens, ao invés de seguir em uma trajetória contínua e suave no espaço.

Ele também precisou usar a óptica adaptativa, uma tecnologia que corrige distorções na imagem causadas pela atmosfera da Terra. Com ela, Wang conseguiu suprimir o brilho intenso da estrela central do sistema — é por isso que há um círculo escuro circulando o ícone de estrela no centro da foto.

Mesmo com estas técnicas, o brilho da estrela é tão intenso que ofusca o exoplaneta nos momentos em que fica próximo demais dela. Nestas situações, Wang marcou o exoplaneta com a letra X, permitindo acompanhar seu movimento enquanto não pode ser observado.

Esta não é a primeira vez que Wang cria um vídeo que mostra de planetas distantes. Ele produziu também uma animação que mostra os movimentos orbitais de quatro exoplanetas mais massivos que Júpiter orbitando a estrela HR8799, encontrada a mais de 130 anos-luz da Terra.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress