GERAL
Apagão: após 6h, ministério diz que sistema foi restabelecido e restam “ajustes pontuais”
O Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou, por volta das 15h desta terça-feira (15/8), que o sistema nacional de energia foi restabelecido após o apagão que atingiu todas as unidades federativas, exceto Roraima, no início do dia. Segundo a pasta, após seis horas, algumas localidades pontuais ainda demandavam ajustes na parte da tarde, em decorrência do blecaute.
“O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que o sistema nacional de energia foi restabelecido, às 14h30, restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades”, diz a nota oficial.
A informação também foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira: “Informo que a situação do reestabelecimento de energia em todas as regiões do Brasil está 100% normalizada, desde as 14h49.”
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) corroborou a nota das Minas e Energia e em nota atualizada às 15h35 confirmou o restabelecimento das cargas de energia em todas as regiões, mas informou que “as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”. Veja a íntegra:
“O ONS confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31min, houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos a perda de 18.900 mil MW de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.