Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

123 Milhas suspende pacotes e emissão de passagens promocionais e deixa clientes revoltados

Publicado em

Foto: Divulgação

A 123 Milhas anunciou, nesta sexta-feira (18), a suspensão da sua linha PROMO, que oferece passagens ou pacotes com datas flexíveis. De acordo com a empresa, para clientes que adquiriram esse produto, não serão emitidas passagens com embarque previsto para o período entre setembro e dezembro deste ano. Milhares de passageiros que já haviam pago por suas viagens foram prejudicados pela decisão.

Para os clientes, a empresa afirmou que a suspensão se deve “à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade”. A empresa afirma que vai devolver integralmente os valores pagos pelos clientes, em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI para compras de “quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123 Milhas”. O comunicado pode ser conferido integralmente aqui.

O anúncio pegou muitas famílias que já estavam com as viagens de férias prontas. Entre os clientes frustrados está a engenheira Georgia Lacorte, que havia planejado uma viagem com o marido e os dois filhos, além de um grupo de amigos, para Orlando, na Flórida, em outubro. O casal já havia pagado R$ 5.632 pelas passagens aéreas para quatro pessoas.

Continua depois da publicidade

Além disso, também já haviam feito pagamentos para hospedagem e os ingressos para os parques da Disney. “Agora temos que decidir se vamos comprar as passagens em cima da hora, por um valor muito mais caro, ou se vamos reagendar a viagem”, conta Georgia, que já está com as férias de outubro agendadas e aprovadas no trabalho.

“Pagamos 100% do valor do aluguel de uma casa. Agora, vamos ver se é possível ter reembolso ou alterar as datas da reserva. Pelo menos, o carro foi alugado, mas não pagamos pela reserva”, diz Georgia, que vai tentar reagendar os ingressos do parque conforme os novos planos da família.

A fisioterapeuta Carolina Reis Flores de Oliveira é outra vítima do caso. “Não tenho nem palavras para descrever a minha decepção. Será que a 123 irá entender o grau do meu problema agora? Se coloquem no meu lugar como cliente. Já paguei aluguel de casa, paguei parques da Disney e Universal, investi dinheiro em dólares e a minha família (marido e filha) já estavam emocionalmente envolvidos com a viagem. Compramos as passagens em outubro de 2022, planejamos tudo com calma, pagamos a empresa à vista as passagens e dá nisso?”, afirma.

Para ela, fica difícil mudar os planos na última hora. “Não tenho como complementar os valores exorbitantes para manter minha viagem no início de outubro deste ano e não sei o que fazer. A 123 afirma que vai liberar um voucher com o valor que pagamos, mas quem irá complementar os mais de R$ 10 mil para emissão das passagens? Estamos em meados de agosto e a viagem é no início de outubro. Se soubéssemos disso antes, obviamente, já teríamos pagado as passagens de forma parcelada e com calma. Enfim, é lamentável e decepcionante. Nem sei o que irei fazer daqui pra frente”, completa.

No site do Reclame Aqui, a 123 Milhas recebeu mais de 20 mil reclamações nos últimos 6 meses, mas o índice de questões respondidas da empresa é superior a 90%. Na conta do Instagram da empresa, os comentários são limitados, impedindo que os clientes frustados se manifestem.

Hurb também passou por crise

O problema vivenciado pela 123 Milhas é parecido com da Hurb, empresa que foi proibida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) de vender pacotes de viagens flexíveis, por não cumprir os compromissos firmados com os clientes.

Continua depois da publicidade

Durante a pandemia, quando as viagens de turismo foram paralisadas, essas empresas passaram a vender pacotes de viagens futuras com datas flexíveis e preços convidativos. A ideia era receber o pagamento dos clientes e usar o dinheiro posteriormente para comprar as passagens.

Mas essas companhias de turismo não previram um aumento considerável nos valores das passagens após a pandemia. O dinheiro que as empresas tinham em caixa não foi suficiente para emitir passagens para todos os clientes e muitos acabaram prejudicados – por isso, o grande número de reclamações.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress