RIO BRANCO
Pacientes questionam demora em exames e horário para realização do teste de Covid em URAP
Pacientes que buscam a Urap (Unidade de Referência em Atenção Primária) Maria Barroso, no bairro Ayrton Sena, na região da Baixada da Sobral, relatam que exames, que antes ficavam prontos em 45 minutos, hoje, levam, em média 2h.
Outra situação que chamou atenção aos que procuram a unidade após sentirem sintomas de COVID é que, agora, há um horário específico para a realização do exame.
“A gente chega às 7h e a recepcionista diz que o exame só é realizado a partir das 10h. Quando perguntei o motivo de ter que esperar 3h para a realização do teste ela não me respondeu”, disse a paciente Elia Rocha, moradora do bairro Boa União.
A mulher relata ainda que é necessário que tenha fiscalização nesses órgãos, pois não é possível que um exame desse seja realizado em um horário, onde, muitas vezes, nem médico para receitar medicação, caso o teste seja positivo, está mais na unidade.
“Esse prefeito e os vereadores têm que tirar o ‘bumbum’ da cadeira, sair do ar condicionado e ver como a população está sendo tratada”, diz Elia.
A reportagem do NHN entrou em contato com a Secretária Municipal de Saúde, Sheila Andrade, para saber se com a redução de casos os testes de COVID são realizados em horários específicos e se os exames laboratoriais da unidade demoram 2h como relata a paciente.
A secretária disse que iria averiguar a situação, mas, até a publicação deste material não deu retorno.