MUNDO
Ucrânia está “avançando” na contraofensiva, afirma ministro ucraniano
A Ucrânia “não está falhando”, mas “avançando” na sua contraofensiva, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, à CNN nesta sexta-feira (1°).
“Se a Ucrânia estivesse a falhar, eu provavelmente seria o primeiro a falar a verdade. Mas não estamos a falhar – estamos a avançar”,completou Kuleba numa entrevista a Christiane Amanpour, em Kiev.
O ministro das Relações Exteriores acrescentou que aqueles que criticam a velocidade da contraofensiva da Ucrânia deveriam considerar os soldados que lutam no centro dela.
“Qual é a sensação quando você volta da missão e pega seu telefone de volta, abre e começa a ler todas as pessoas inteligentes dizendo como você é lento e que não está indo bem o suficiente? Você acabou de perder dois de seus amigos. Você quase foi morto. Você rastejou um quilômetro de barriga para desminar o campo. Você se sacrificou – você conquistou a trincheira russa em uma luta feroz. E então você lê alguém dizendo ‘Oh, pessoal, vocês são muito lentos’?”
“Nossos parceiros que nos ajudam, inclusive os Estados Unidos, entendem que as coisas estão caminhando na direção certa. E eles entendem que não há tragédia nem nenhum tipo de desaceleração”, continuou Kuleba. “Isso só está acontecendo porque é difícil. É uma luta dura.”
Mais recentemente, as forças ucranianas afirmaram ter penetrado na “primeira linha” dos redutos russos na região de Zaporizhzhia, num sinal de que Kiev está se aproximando da extensa rede de trincheiras fortificadas de Moscou ao longo da frente sul.