CIDADES
Defesa Civil alerta para retorno de chuvas fortes no Rio Grande do Sul
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou para retorno das chuvas fortes no estado nesta quinta-feira (7/9). Segundo o órgão, as instabilidades ganham intensidade e se espalham por praticamente todas as regiões, devido ao deslocamento de uma frente fria.
Nas áreas da metade Sul, Noroeste, Norte, Centro e Leste do Rio Grande do Sul, existe o risco de temporais isolados, incluindo eventual queda de granizo e rajadas de vento. Nessas regiões, os volumes de chuva podem variar entre 40 e 70 mm por dia, com picos de até 10 mm/dia no Sul do estado.
“Os ventos sopram com rajadas entre 40 e 60 km/h na maioria das regiões, chegando a 70km/h no litoral. Os rios apresentam níveis em elevação e estabilidade com limiares mínimos de atenção. Destacam-se os rios Taquari, Jacuí e Caí que estão acima da cota de inundação e elevação com exceção do Caí.”
Estado de calamidade pública
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), decretou, nessa quarta-feira (6/9), estado de calamidade pública no estado, dois dias após o ciclone extratropical na Região Sul deixar rastros de estragos e, ao menos, 37 mortos.
Do total de vítimas informado até agora, o estado de Santa Catarina registra uma morte. Também são contabilizados 9 desaparecidos até o momento.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, durante a madrugada de sexta-feira (8/9) as chuvas moderadas a fortes persistem sobre as regiões Nortes e Noroeste do estado, porém ao longo do dia, o tempo deve voltar a se estabilizar no Rio Grande do Sul.
No sábado (9/9), as chuvas devem continuar no Noroeste e Norte do estado.
Alertas meteorológicos
A sugestão é que a população das regiões citadas se cadastre para receber os alertas meteorológicos, que servem também como prevenção. Basta enviar o CEP de sua localidade para o número 40199 e em seguida receberá uma confirmação para receber as informações.
Também é possível cadastrar via WhatsApp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link https://wa.me/556120344611 e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.