ENTRETENIMENTO
Papa envia mensagem de solidariedade aos atingidos por temporais no RS
O papa Francisco enviou uma mensagem de solidariedade às comunidades atingidas pelas fortes chuvas que deixaram um mar de destruição e mortos no Rio Grande do Sul nesta semana.
A mensagem enviada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, ao arcebispo de Santa Maria, dom Leomar Brustolin, o pontífice concede benção aos atingidos e pede que as regiões destruídas sejam reconstruídas “de maneira rápida e eficaz”.
“O papa Francisco, com sua paternal solicitude, quer assegurar a Vossa Excelência e aos demais bispos do regional dos sufrágios que oferece pelo eterno descanso das vítimas fatais, bem como das preces que eleva ao altíssimo pelas famílias desabrigadas, desejando que a reconstrução das localidades atingidas ocorra de maneira rápida e eficaz”, diz trecho da mensagem.
Leia a mensagem do papa Francisco na íntegra:
“O Santo Padre deseja manifestar a sua solidariedade orante às comunidades afetadas pelas fortes chuvas que, nos últimos dias, atingiram o Estado do Rio Grande do Sul, deixando um rastro de destruição e morte. O papa Francisco, com sua paternal solicitude, quer assegurar a Vossa Excelência e aos demais bispos do regional, dos sufrágios que oferece pelo eterno descanso das vítimas fatais, bem como das preces que eleva ao altíssimo pelas famílias desabrigadas, desejando que a reconstrução das localidades atingidas ocorra de maneira rápida e eficaz. Como penhor de conforto, o romano pontífice concede a todos os que foram afetados pelas grandes enchentes a bênção apostólica“.
Ciclone extratropical
O ciclone extratropical que atingiu a região Sul nesta semana deixou 41 mortos no Rio Grande do Sul, segundo informações da Defesa Civil. As fortes chuvas deixaram um rastro de destruição nos municípios de Muçum, Roca Sales, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Ibiraiaras, Estrela, Encantado, Imigrante, Mato Castelhano, Passo Fundo e Santa Tereza.
Uma força-tarefa foi montada com agentes municipais, estaduais e federais. As equipes de resgate ainda realizam buscas por desaparecidos.
De acordo com o governo estadual, o ciclone deixou 3.193 desabrigados e 8.256 desalojados nos municípios atingidos.
A previsão para este final de semana é de mais chuva. As autoridades locais pedem cautela da população, alertas devem ser emitidos em casos de novas inundações ou alagamentos.