GERAL
Ficar sentado é o novo cigarro: muitas horas na posição aumenta risco de demência; veja quantas
Ficar sentado ocupado parece uma atividade bastante inofensiva. No entanto, para a saúde, esse tempo parado é perigoso. Passar mais de dez horas sentado pode aumentar o risco de desenvolver demência, segundo um novo estudo da University of Southern California e Universidade do Arizona.
Os pesquisadores analisaram dados de 50 mil pessoas com 60 anos ou mais que passavam horas em atividades sedentárias, como ver tv, dirigir, jogar video game, ficar trabalhando no computador, entre outras.
Análises revelaram que uma pessoa que ficava sentada por 10 horas em comparação a outra que permanecia assim por até 9 horas tinha 8% mais risco de desenvolver a doença. Já quem passava 12 horas nessa posição tinha risco 63% maior.
Os pesquisadores disseram que ficaram surpresos em ver como o “risco de demência começa a subir rapidamente depois de 10 horas sentadas por dia”.
O estudo revelou que mesmo que esse tempo total seja intercalado por momentos de atividade ou apenas de ficar de pé isso não muda a relação com o desenvolvimento da doença.