RIO BRANCO
Rio Acre tem decrescimento continuo e decreto de emergência deve sair nos próximos dias, diz Defesa Civil
O Rio Acre amanheceu, neste sábado, 16, com 1,62 metros. Vale destacar que no dia 1º de setembro o manancial chegou a marca de 1,47 metros, depois disso passou por oscilações positivas, após fortes chuvas, e chegou a medir 1,75 metros, na última terça-feira, 12.
Ao Na Hora da Notícia, o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco (AC), o tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que não temos previsão de chuva para os próximos dias e que a temperatura teve uma pequena melhora, que foi possível ser notada nos últimos dias.
“Mudou assim um pouquinho, 1% um por cento da temperatura, acho que foi possível perceber, na realidade, mais sensação térmica do que temperatura de verdade. E isso faz com que a gente tenha possibilidade de menos chuva ainda que já não estão acontecendo. Então, com isso, possivelmente, o rio vai decrescer ainda mais do que está”, disse.
Falcão frisou ainda que, apesar da oscilação positiva no nível do rio, não muda o cenário e em breve sairá o Decreto Emergencial deve sair nos próximos dias. Ele alerta também que o baixo nível dificulta no processo de captação de água.
“Essa semana, no máximo, já sai essa Decretação para que a gente possa ter todas as ações de enfrentamento à seca e dos impactos que ela traz. Sempre lembrando que a nossa fonte de captação de água, não é que vai faltar água na cidade porque está faltando água no rio, não. É a questão da dificuldade de captação, a cada 5, 10 centímetros a menos, a captação cai de 70 a 100 litros por segundo, então é muito sério”, conclui.