GERAL
Brasil com ar de primavera no último fim de semana do inverno
Este é o último fim de semana do inverno. A primavera começa astronomicamente às 3h50 do dia 23 de setembro, hora de Brasília.
Uma frente fria se afasta do Brasil, mas deixa muitas nuvens em parte do Sudeste e do Centro-Oeste, que terão pancadas de chuva no decorrer do dia.
A massa de ar frio de origem polar que veio junto com essa frente fria atua sobre o Sul do Brasil, São Paulo e Mato Grosso do Sul deixa a temperatura baixa na madrugada e amanhecer e diminui a nebulosidade.
O ar seco e quente predomina sobre o Nordeste dificultando o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva
O ar úmido e quente se espalha sobre o Norte do Brasil e nuvens carregadas podem se formar na maioria das áreas da Região
Previsão do tempo para o Brasil para 16/09/2023 -sábado
Região Sul
O ar frio de origem polar predomina sobre o Sul do Brasil e deixa o tempo firme, com poucas nuvens. Toda a Região tem um dia com muito sol e sem chuva.
Faz frio ao amanhecer, mas a temperatura sobe rapidamente pela manhã e a tarde é agradável. Há condições para a formação de geada na parte mais elevada da Serra de Santa Catarina
Região Sudeste
Uma frente fria se afasta do Sudeste do Brasil, mas deixa muita nebulosidade sobre o Espírito Santo e Minas Gerais
Na faixa Oeste e no Noroeste de Minas Gerais, o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Nas regiões dos Vales dos rios Doce e Jequitinhonha, o dia segue com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora. Na região da grande Belo Horizonte e das Cidades Históricas, faz sol ao longo do dia, mas podem ocorrer rápidas pancadas de chuva. já almoçou de Minas e a Zona da Mata mineira passa um dia com sol e alguma nebulosidade, mas não há previsão de chuva. O sábado amanhece frio em Minas Gerais.
No estado do Espírito Santo, no sábado é com período de sol e muita nebulosidade, com pancadas de chuva a qualquer hora mas com fraca moderada intensidade. Não há mais risco de temporal como ocorreu na sexta-feira na região de Colatina.
Dia de sol em São Paulo, com algumas nuvens, mas sem chuva. Faz frio ao amanhecer, mas a tarde será quente.
Atenção: a Marinha do Brasil alerta para o risco de ressaca pela manhã entre a região de Santos (SP) e Arraial do Cabo (RJ), com ondas de até 2,5 metros.
Região Centro-Oeste
A recente Passagem de uma frente fria deixou muita nebulosidade sobre Goiás e no Distrito Federal. Pancadas de chuva devem acontecer à tarde ou à noite e há risco de raios. Há risco de chuva moderada forte.
o estado de Mato Grosso ainda tem ar úmido e quente e também terá pancadas de chuva com raios à tarde ou à noite. mas o sol aparece forte ao longo do dia e a temperatura sobe bastante.
Em Mato Grosso do Sul, o dia ainda amanhece um pouco frio após a passagem de uma massa de ar, de origem polar, mas esquenta rapidamente e a tarde é de calor. O sol brilha forte em Mato Grosso do Sul e o céu fica com poucas nuvens.
Região Nordeste
O ar seco predomina sobre o Nordeste do Brasil deixando quase toda a Região com pouca nebulosidade e sem condições para a chuva.
Mas o ar úmido avançou sobre o oeste da Bahia e também pelo interior do Maranhão e por isso há condições para pancadas de chuva com raios nessas regiões a partir da tarde. Mesmo assim o sol aparece durante várias horas.
Algumas pancadas de chuva acontecem no litoral, nas áreas do Agreste e da Zona da Mata, desde o sul da Bahia até o leste do Rio Grande do Norte. Podem ocorrer pancadas de chuva no litoral e norte do Ceará e no litoral do Piauí e do Maranhão, mas o sol aparece o dia todo.
Faz muito calor no interior do Nordeste, com temperaturas próximas dos 41°C no interior do Maranhão e do Piauí.
Região Norte
O ar úmido se espalhou sobre o Norte do Brasil. Com o calor intenso que faz na Região, nuvens carregadas voltam a se formar sobre todos os estados neste sábado.
A maioria das áreas da Região Norte do Brasil tem sol na maior parte do dia e as pancadas de chuva com raios acontecem à tarde e à noite. Algumas pancadas podem ser moderadas a fortes sobre o Amazonas Acre e no centro-oeste do Pará.