Em diferentes contextos do nosso dia a dia, preservar a saúde mental é mais do que essencial, pois ela garante o nosso bem-estar e nos ajuda a lidar melhor com as cobranças, estresse e emoções em geral. Aqui estão quatro frases que você deve evitar ao máximo pelo bem da sua qualidade de vida a longo prazo.
No cotidiano, diante de várias situações que nos desafiam, podemos fazer uso de algumas expressões que mais prejudicam do que nos ajudam, mas isso é algo que adotamos sem nos darmos conta do impacto que elas podem provocar. Por isso, conhecer quais são elas vai fazer muita diferença daqui para frente.
Frases a evitar pelo bem da sua saúde mental
Entre as frases aparentemente comuns que devem ser evitadas, estão estas:
1) “Precisamos de uma decisão”: evite ao máximo. Aprenda a assumir as rédeas da sua própria vida, adotando uma atitude prática em relação ao que realmente merece a sua atenção.
2) “Não posso”: muitas vezes, usamos essa expressão para falar sobre algo que achamos difícil ou desafiador. Troque o “não posso” por “talvez eu faça isso”, buscando meios de se fortalecer para enfrentar as dificuldades.
3) “Eu não deveria”: viver no “eu não deveria” é prejudicial para a vida. Às vezes, é necessário pensar nas consequências de suas ações e adotar uma atitude crítica em relação à sua vida, se preocupando menos com opiniões e julgamentos. Assim, irá promover um bem-estar maior.
4) “Eu não deveria ter feito isso”: o passado já passou. Agora é necessário encontrar um caminho de cura para preservar a sua saúde mental. Viver no arrependimento não te levará a lugar algum. Reconheça os seus sentimentos de tristeza e busque formas de corrigir o que despertou essa sensação ruim. Aceite o erro e recomece!
Cuidar da sua saúde mental é fundamental para manter a qualidade de vida. Por isso, evitar essas quatro frases pode ser um passo importante nessa jornada.