Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Coluna da Angélica no NHN – Chame-Chame chamego político: verdade e consequência

Publicado em

Imagem- Noticias da Hora

1-Espatifado

Vão chiar. Negar. Dizer que não tem nada a ver. Mas a ausência do presidente da Executiva Municipal do PSD,  Eduardo Ribeiro e do deputado Pablo Bregense na reunião para o candidato do MDB Marcus Alexandre, foi significativa. Até porque segundo o próprio Petecão, o encontro estava marcado há mais de 30 dias. A reunião de afagos foi realizada pelo PSD. E na Tenda Amarela. Local de eventos do senador Sérgio Petecão. No final do evento, a esposa do senador Petecão, Marfiza Galvão, anunciou que vai deixar o PSD. A cúpula do MDB afirmou que vai apoiar a reeleição de Petecão ao Senado. Ou seja, Petecão perde a esposa (politicamente falando), fica arranhado com seus dois deputados mas ganha o apoio político de Flaviano Melo, João Correia e Marcus Alexandre. Terá o senador pedessista esquecido as promessas da eleição municipal passada quando Tião Bocalom (PP), também se comprometeu com sua reeleição ao Senado?  Petecão já foi mais esperto.

2-…e disputado

Continua depois da publicidade

A irmã do senador, vereadora Lene Petecão e o fiel escudeiro dele, Carlos Augusto Coelho formalizam a disputa interna no PSD pela vice de Marcus Alexandre (MDB).  Parece que só o MDB poderá salvar o senador da sinuca de bico. Caso o MDB aceite o PSD de vice, obrigará Petecão a decidir entre a irmã e o amigo. Lene e o Coelho pode até parecer título de livro infantil mas a disputa é bem adulta. E pode ser feroz. Aliás esse cargo de vice na chapa de Marcus Alexandre está mais disputada que o prêmio da Mega Sena. E como a loteria Marcus Alexandre só acumula o prêmio. Não dá para ninguém.  Aguardemos como ficará a relação do senador com sua abnegada esposa que vai mudar para o MDB apenas para apoiar a candidatura de Marcus Alexandre. O que poderia ser feito tranquilamente no PSD. Parece a coluna da antiga revista Pais e Filhos, “Criança diz cada uma”.  Aguardemos as consequências enquanto Petecão contabiliza suas perdas e danos…e esperanças.

3-Adevogados

Advogados de defesa dos acusados dos ataques terroristas de 8 de janeiro protagonizaram cenas deprimentes no STF na semana passada e levantaram a discussão sobre a qualidade dos cursos de Direito no país. Em todo o mundo o Brasil é o país que tem o maior número de cursos para formar advogados. São 1240 cursos de Direito no Brasil, enquanto a soma dos cursos para formar advogados no resto do mundo totaliza 1.100 universidades. Ou seja, o Brasil tem 140 cursos a mais que todo o resto do mundo junto. De 1995 a 2023, foi registrado um aumento de 706% na oferta de cursos de Direito do país. Dados da OAB. Um dos formados em Direito é o deputado federal Nikolas Ferreira. Um dos adeptos da ideologia do medo e do pânico moral. Bacharel em Direito. Só para constar.

4- …associados

O advogado Hery Waldir Kattwinkel Junior, por exemplo, tentou enfeitar seu discurso de galático conhecimento jurídico com pitadas de erudição e se deu mal.  Ele confundiu as obras “O Príncipe” de Niccolò Machiavelli (Nicolau Maquiavel) com “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry e criou uma espécie de “O pequeno maquiavélico” de Nicolau Saint-Éxupéry. Evidenciou que não leu nenhum dos dois. Virou chacota. A  livraria Leonardo da Vinci no Rio de Janeiro, colocou as duas obras lado a lado com a frase: “Sai do Google e vem pra livraria, meu querido”. A Livraria Casa da Árvore jogou mais pesado. Compartilhou uma foto do livro “O Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry e anunciou: “Um clássico de Maquiavel saindo com 10% de desconto para advogados. Basta apresentar a carteirinha da OAB”. Mas Hery Waldir não se limitou aos autores. Na tentativa de reescrever a história da humanidade disse que um tal de Afonsio Pilatos lavou as mãos sobre a condenação de Jesus. Os internautas não perdoaram: “descobri que o Afonsio Pilatos era gêmeo do Pôncio e odiava lavar as mãos”, disse um. Afonso Pilatos seria o instrutor de pilates de Ratanabá? E olhem que o advogado criador do Afonsio Pilatos se apresentava como cristão evangélico e protetor dos animais na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo. Parece que também não leu a Bíblia.

5- Currículo

Continua depois da publicidade

Hery Waldir Kattwinkel Junior foi condenado em 1ª instância por ter agredido a própria mãe e uma irmã em 2016. Mesmo assim disputou uma vaga de deputado estadual por Votuporanga (SP), em 2018, em uma campanha milionária com combo do típico cidadão de bem. Democrata pró-família. Ficou como suplente. Após a sustentação oral cheia de erros históricos e ofensas aos Ministros do STF, foi expulso do partido Solidariedade. OAB emitiu nota se solidarizando com os ministros. E o adevogado pode ser levado à Comissão de Ética da Ordem. O cliente dele, Thiago de Assis Mathar, foi condenado a 14 anos de prisão.

6- Beabá

A advocacia brasileira passou muita vergonha no STF na semana passada. O Ministro Luís Roberto Barroso precisou dar uma breve aulinha. Segurando o riso, por ter que ensinar o básico, Barroso provou que não existem vestígios mínimos de comunismo no Brasil. E que se houver honestidade intelectual nem precisa ler todos os volumes de O Capital para entender isso. Basta olhar em volta. Para contrariar a ignorância coletiva, Barroso explicou aos privados de cultura que comunismo é uma organização econômica e política que se baseia na propriedade coletiva dos meios de produção o que nunca ocorreu no Brasil onde impera a economia de mercado e a propriedade privada goza de meticulosa proteção das Leis. O Ministro também esclareceu que não há vestígio de ditadura no Brasil onde são realizadas eleições a cada dois anos. Segundo Barroso, o esclarecimento foi feito para preservar o sentido mínimo das palavras e assim enfrentar a incultura. Pegou leve. Poderia ter dito enfrentar a ignorância. A burrice. A desonestidade intelectual. Mas é muito educado para isso.

7-Para refletir

No capitalismo tudo se compra com dinheiro. O governo Lula destinou 58 milhões e 300 mil reais de verba federal para a Rede Globo. Para a Record foram 13 milhões e 600 mil. Para o SBT, 12 milhões e a Band ficou com 5 milhões. O site Uol, ficou com 41 milhões. É o que alguns críticos chamam de “realidade patrocinada”. É assim que funciona. Sempre funcionou dessa maneira. Independente de governo. Ou de partidos. Cést la vie en rose.

8-Dito e registrado

O Secretário Adjunto de Governo, Luiz Calixto, afirmou que o governo disponibilizou 25 imóveis para as famílias que estão acampadas na frente da Assembleia Legislativa. Que se quiserem podem mudar agora. A declaração foi feita no podcast Papo Informal, apresentado pelo jornalista Luciano Tavares do site Noticias da Hora. Os espaços foram garantidos no Marielle Franco. Aguardemos. Justiça seja feita, pelo jeito Calixto é o único que se esforça para a solução do problema. E que fique claro, ele vai contestar como contestou quando eu disse que ele era o único do governo que não tinha ido para a Expo Juruá e tinha ficado na capital para resolver os pepinos. Mas só vejo o Calixto tentando cobrir a ferida com band aid. Ferida que foi aberta com o pedido de reintegração de posse pelo governo. Ponto.

Bom dia, acreanos, acreanas e acreanes. Vamos iniciar a semana com uma reflexão do dramaturgo Nelson Rodrigues? “Por trás de todo paladino da moral, vive um canalha”. Olhos atentos, observai.

Esta é uma coluna de opinião e reflexão

Contato- angellica.paiva@gmail.com

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress