Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Friale diz que onda de calor não atingirá o Acre

Publicado em

Ultimamente o que mais se noticia nos meios de comunicação é uma que uma de calor, que teve início na última segunda-feira, 18, terá o ápice neste fim de semana e algumas localidades, são previstas marcas na casa dos 43°C .

No entanto, de acordo com o meteorologista Davi Friale, o calor, no Acre, vai continuar, porém, sem novos recordes. E que, portanto, os próximos dias e semanas serão com temperaturas máximas, durante a tarde, entre 35 e 38ºC, em todo o estado e mínimas, ao amanhecer, entre 21 e 24ºC, como tem sido nas últimas semanas.

“Neste ano de 2023, a maior temperatura registrada, até o momento, em Rio Branco, foi 37,3ºC, no dia 30 de agosto. No interior do Acre, as máximas foram 38,9ºC, em Assis Brasil, no dia 31 de agosto, e 38,8ºC, em Tarauacá, no dia 8 de setembro”, escreveu em seu site ‘O Tempo Aqui’.

Continua depois da publicidade

O pesquisador diz ainda que os dois anos anteriores (2022 e 2021) as temperaturas tiveram registros mais elevados do que neste ano de 2023, até o momento. Para provar sua fala, ele mostra ainda a tabela elaborada por sua equipe, com base nos registros oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia:

“Assim, como se percebe, é normal, nesta época, a ocorrência de temperaturas elevadas no Acre e em boa parte do Brasil e da América do Sul. Não há, portanto, motivos para preocupações alarmantes, exceto para a alta probabilidade de chuvas fortes, com raios e ventanias, que poderão ocorrer nos próximos dias em Rio Branco, no interior do Acre e nas regiões próximas. Através dos registros você pode constatar, também, que o Acre é o estado brasileiro onde, todos os anos, o calor é menos intenso”, pontuou.

Ele conclui explicando que a expressão “onda de calor” não é apropriada, pois uma onda sugere algo que se desloca causando impacto, como as ondas do mar.

“O calor, ao contrário, começa a aumentar lentamente com o passar dos dias, devido ao aquecimento da superfície terrestre. Ao contrário, uma onda de frio, sim, é apropriada, pois a temperatura cai repentinamente com a incursão de ar frio polar, que se desloca rapidamente”, finaliza.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress