GERAL
Trabalhadores dos órgãos federais querem reajuste de 53,17%
Funcionários que trabalham para agências federais de proteção ambiental no Acre e em todo o país vão parar de trabalhar nesta quinta-feira, 21, que é o Dia da Árvore. Eles estão pedindo um aumento de salário de 53,17% e melhorias em suas posições profissionais.
Roberta Graf, presidente da associação estadual de servidores, disse que a reorganização inclui o aumento dos salários dos técnicos para 70 a 85 por cento dos salários dos analistas.
De acordo com Graf, os servidores precisam receber uma Gratificação de Atividade de Risco e um aumento no Vencimento Básico para 70% do salário total.
“Queremos ajustar nossa tabela salarial para que seja pelo menos igual à da Agência Nacional de Águas, que também faz parte do nosso Ministério e ganha um salário maior. “Nós queremos que nossa carreira seja incluída na Lei de Indenização de Fronteira”, explica.
Quando se fala sobre as condições de trabalho, especialmente sobre a segurança no campo, os fiscais ambientais do governo federal afirmam que estão correndo riscos altos por conta da falta de recursos adequados.
“Não adianta o governo ficar bradando pelas ações ambientais, Amazônia e etc., e não valorizar seus servidores ambientais federais”, diz.
Os trabalhadores federais que cuidam do meio ambiente no Acre vão parar suas atividades e se reunir no estacionamento do Ibama em Rio Branco a partir das 9 horas da manhã.